Dona Silécia Jacob (84), de olhos atentos ao jogo das adversárias, disse que, enquanto puder, vai continuar participando das competições e do grupo de idosos.

A semana começou animada no Jardim Panorama, pelo menos para os 290 idosos que disputaram as finais da 7ª edição dos Jogos dos Idosos de Toledo (Jito). A competição teve início em setembro, quando 1.190 inscritos disputaram a fase classificatória de sete modalidades: bocha, bolãozinho de mesa, canastra, dama, dominó, trilha e truco. As finais aconteceram no Ginásio Lauri José Simon. 

A Diretora do Departamento do Idoso, Márcia Spies, explica que classificaram os primeiros e segundos lugares de cada um dos cinco núcleos: Certi Pioneira, Linha São Paulo, São Luiz, Vila Industrial e Xaxim. “Para competir, era preciso ter 50 anos ou mais e participar de algum grupo que atenda idoso no município”, informa. 

Ainda pela manhã, a euforia era generalizada. Em algumas modalidades, as equipes marcaram cerrado e botaram pressão nos adversários, fazendo paredões e torcida organizada. A diversão era a palavra de ordem. A hora do almoço também foi festejada com uma refeição servida pela Cozinha Social. 

“Meu objetivo é derrubar tudo”, fala animada dona Silécia Jacob, de 84 anos, representante do Grupo Cristo Rei, se referindo aos pinos do jogo bolãozinho de mesa. “Acho tudo muito bom, muito animado, bem melhor que ficar em casa, onde não tenho o que fazer. Aqui a gente encontra as conhecidas. Infelizmente, algumas não puderam vir, pois estão acamadas. Eu, enquanto puder, vou participar. Sempre chamo quem não participou para vir para o grupo”, declara, ao mesmo tempo em que não tirava os olhos do jogo das adversárias. 

[bsa_pro_ad_space id=17] [bsa_pro_ad_space id=15]

O representante do Grupo Corações Unidos do Panorama, Agenor Ferreira, de 70 anos, participou das disputas do truco, modalidade que mobilizou vários participantes também. “Estamos animados e confiantes na competição”, disse ele no início. “É importante que esses jogos aconteçam. Aqui, a gente esquece os problemas e se diverte. Passamos as horas, independente do resultado, é muito bom participar, mas se ganhar fica melhor ainda”, pontua Agenor.

A competição teve início em setembro, quando 1.190 inscritos disputaram a fase classificatória de sete modalidades.

O secretário de Esportes e Lazer, Eudes Luiz Dallanol, ressalta que a participação dos idosos superou as expectativas. “Ficamos felizes em ver tantos idosos participando das atividades oferecidas pela nossa pasta. É nossa função, enquanto poder público, promover o acesso à atividades físicas para todas as pessoas”, destaca.

Os três primeiros lugares receberam premiação. Confira como ficaram os resultados finais:

Bocha

Ouro: Vila Industrial (Vila Industrial)

Prata: Melhor Idade (Xaxim)

Bronze: Corações Alegres (Vila Nova)

Bolãozinho de Mesa

Ouro: Três Nações (Vila Ipiranga)

Prata: Dois Irmãos (Dois Irmãos)

Bronze: São Joaquim e Santa Ana (Linha Floriano)

Canastra

Ouro: Jacinto e José (Dois Irmãos)

Prata: Nelson e Lindolfo (Unidos no Amor – Vila Becker)

Bronze: Inácio e Lino (Sempre Unidos – Novo Sarandi)

Dama

Ouro: Márcio Domingues Rodrigues  (Ângelo e Angela Jardim Pancera)

Prata: Tarcísio Flávio Lopes Ibiapino (Centro de Treinamento de Idosos)

Bronze: Gonçala Beacht (CERTI Coopagro)

Dominó

Ouro: Rosalina e Irene  (São Joaquim e Santa Ana – Linha Floriano)

Prata: Marlene e Ermelinda  (Vila Industrial)

Bronze: Ironi e Antoninho (Jardim Concórdia).

Trilha

Ouro: Armando Strider (Dois Irmãos)

Prata: Iracema Luiza (Querência Amada)

Bronze: Vilmar Ludwig (Laços de Amizade de Novo Sobradinho)

Truco 

Ouro:  Bruno e José Giacomel (Vila Industrial)

Prata: Antonio e Antonio Barbosa (Centro de Treinamento de Idosos – CTI)

Bronze: Emiliano e Luiz  (São José – Vila Pioneiro)

Foto: Divulgação

Fonte: Decom/Pref. de Toledo