Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

JEPS E-sports promovem desenvolvimento e interação para os participantes

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Foto: divulgação

Inseridos nos Jogos Escolares do Paraná (JEPS) a partir de 2020, ainda com um formato diferente do atual, os JEPS E-sports se tornaram um sucesso entre os alunos dos colégios paranaenses. Com a fase classificatória de 2025 realizada no ambiente on-line e reunindo mais de 2 mil competidores, as finais do Free Fire, FC24, Clash Royale, Street Fighter, Tekken 7, Just Dance, League of Legends (LoL), Valorant e Fortnite reuniram os melhores jogadores do estado e uma torcida muito animada no Centro de Eventos Ismael Sperafico, em Toledo, município sede da fase final dos JEPS.

Conforme informações da organização, esse é um dos maiores eventos de e-sports do Paraná. “É algo novo, mas que tem transformado o cenário competitivo juvenil, promovendo o desenvolvimento de habilidades, o trabalho em equipe e a paixão pelos jogos eletrônicos. O JEPS E-sports contou com modalidades híbridas, online e presencial, além de divisões por idade para garantir a equidade da competição”, explicou o diretor da competição, Cristian Candido de Oliveira Gomes.

O Paraná também é pioneiro em realizar os e-sports no âmbito estudantil, colocando o JEPS E-sports em destaque nacional. “A cada ano, o campeonato tem evoluído, adaptando-se às tendências do mercado de games e, principalmente, ouvindo a comunidade estudantil para oferecer uma experiência cada vez mais completa e emocionante. A organização sempre buscou um equilíbrio entre a competitividade e o aspecto lúdico, garantindo que o evento seja uma celebração da paixão por games”, afirmou Cristian.

O formato e as modalidades agradam estudantes e chamam a atenção dos professores, como Bruno Ramos Stempniak, de Ponta Grossa, que trouxe para Toledo alunos de cinco colégios do município. “A prática de jogos eletrônicos, como esta modalidade de dança (Just Dance), tem sido um elemento importante para o desenvolvimento dos alunos. Através das atividades extracurriculares, tenho buscado fortalecer esta ferramenta, assim como as atividades esportivas”, disse.

Foto: divulgação

Além disso, os jogos eletrônicos dão suporte para uma outra atividade. “Desenvolvo há quatro anos o Projeto Futuro, que visa capacitar e ampliar as potencialidades de alunos com altas habilidades. O projeto atende estudantes do Ensino Fundamental II ao Ensino Médio, que demonstram aptidões acima da média em áreas como matemática, literatura, ciência, idiomas e esportes. O objetivo é preparar esses alunos para competições intelectuais em nível nacional e internacional”.

O trabalho já resultou em mais de 150 medalhas em diversas áreas do conhecimento. “Os esportes e os jogos eletrônicos são pilares fundamentais do projeto. Por exemplo, no Just Dance, as alunas desenvolvem habilidades como memória muscular, tempo de resposta e foco, que impactam positivamente seu desempenho em outras áreas. Os jogos eletrônicos, em particular, auxiliam no desenvolvimento do hiperfoco e na transferência de habilidades, aprimorando a coordenação motora fina, gerando resultados visíveis no desempenho esportivo, intelectual e nos próprios jogos eletrônicos”, acrescentou.

Outra experiência é a desenvolvida pelo professor Paulo Sérgio da Silva, do Colégio Estadual Cívico Militar Douradina. Seus alunos participam dos JEPS E-sports desde a primeira edição. “Tivemos três campeões, dos quatro participantes, inclusive o medalhista de ouro invicto no FIFA na ocasião. No ano seguinte conseguimos classificar um atleta que ficou em terceiro no estado e para esse ano estamos aqui no Just Dance, com 11 atletas. Para eles é uma experiência muito diferente, pois a maioria está acostumada com esportes tradicionais, inclusive vários dos que estão aqui, disputando os jogos eletrônicos com atletas acostumados com este tipo de modalidade, são do futebol e futsal. Mesmo assim, chegamos em algumas semifinais e isso é muito importante para eles”, comentou.

Como surgiu – Os jogos eletrônicos chegaram em 2020 por conta da pandemia de coronavírus e em 2021 adotou o formato híbrido, com uma parte on-line e outra presencial. “Queríamos oferecer uma modalidade, alguma coisa que as crianças que não têm afinidade com atividades esportivas como voleibol, basquete, handebol, atletismo, pudessem participar do ambiente dos Jogos Escolares do Paraná”, disse a coordenadora geral dos JEPS, Márcia Tomadon Moreira.

Segundo ela, sempre existiu uma grande procura pelo e-sports no online e com a etapa final presencial foi dado aos atletas dos jogos eletrônicos a possibilidade de vivenciarem a experiência de uma grande competição. “A nossa ideia era fazer com que eles viessem aqui para um ambiente de desporto escolar, saindo das suas casas, suas cidades e vendo o que os outros atletas veem. A intenção é mostrar um mundo diferente, oferecendo modalidades diferenciadas e proporcionar essa interação cultural, dando a oportunidade de conhecer atletas de outros lugares e de outras modalidades”, concluiu.

Foto: divulgação

Classificação final

Street Fighter – 15 a 17 anos
Campeão – Yago Gabriel – Colégio São Cristóvão (São José dos Pinhais)
Segundo lugar – Sarah Cruz de Carvalho – Centro Estadual de Educação Profissional Pedro Boaretto Neto (Cascavel)

Street Fighter – 12 a 14 anos
Campeão – Victor Ferreira França – Colégio SESI (Guarapuava)
Segundo lugar – Kauan Mineto – CE Cora Coralina (Sarandi)
Terceiro lugar – Lucas Silva de Paula – CE Cora Coralina (Sarandi)

FC24 – 12 a 14 anos
Campeão – Hyago dos Reis – Colégio da Polícia Militar (Curitiba)HYAGO RAUL DOS Segundo lugar – João Goto Oliveira – Colégio Nossa Senhora Medianeira (Santa Mariana)
Terceiro lugar – Pedro Henrique de Lima – CE Padre Pedro Canísio Henz (Cascavel)

FC24 – 15 a 17 anos
Campeão – Marco Antônio Adams – Colégio Luso Brasileiro (Paranaguá)
Segundo lugar – Nicolas Gonçalves de Oliveira – Colégio Integração (Ponta Grossa)
Terceiro lugar – Cayo Gabriel dos Santos – CE Lysímaco Ferreira da Costa (Curitiba)

Clash Royale – 12 a 14 anos
Campeão – Gabriel Penteado Moraes – Colégio SESI (Guarapuava)
Segundo lugar – Erick Veiga – CE Costa Monteiro (Nova Esperança)
Terceiro lugar – Moisés Henrique Oliveira – CE Júlia Wanderley (Jaboti)

Clash Royale – 15 a 17 anos
Campeão – Giovane Tomiello – CCM Ipiranga (Maringá)
Segundo lugar – Cauã Diniz – CE Lysímaco Ferreira da Costa (Curitiba)
Terceiro lugar – Igor Romeiro – CE Júlia Wanderley (Curitiba)

Tekken 7 – 12 a 14 anos
Campeão – Kauan Mineto – CE Cora Coralina (Sarandi)
Segundo lugar – Samuel da Cruz de Carvalho – CE Acquilino Massochin (Cascavel)
Terceiro lugar – Pedro Pavlak Pacheco – Colégio Sels (Laranjeiras do Sul).

Foto: divulgação

Tekken 7 – 15 a 17 anos
Campeão – João Guilherme Waltmann – Colégio Integração (Ponta Grossa) Segundo lugar – Paola Fernanda Hohmann – CE Machado de Assis (Nova Aurora)
Terceiro lugar – Sarah Cruz de Carvalho – Centro Estadual de Educação Profissional Pedro Boaretto Neto (Cascavel)

Just Dance – 12 a 14 anos
Campeão – Yasmin Spricigo – Escola Municipal Nossa Senhora Das Gracas (Toledo)
Segundo lugar – Beatriz Aparecida Passos – CCM Frei Doroteu de Pádua (Ponta Grossa)
Terceiro lugar – Wesley Roniaki – CE Alberto de Carvalho (Prudentópolis)

Just Dance – 15 a 17 anos
Campeão – Henrique Vetorato – CE Ministro Petrônio Portela – Casa Familiar Rural (São Jorge do Patrocínio)
Segundo lugar – Gabriel Augusto dos Santos – CCM Douradina (Douradina)
Terceiro lugar – Emanuele Cristina de Lima – EE Nossa Senhora das Graças (Ponta Grossa)

Free Fire – 15 a 17 anos
Campeão – Nicolas Mussolini – Colégio Estadual Dorah Gomes Daitschman (Ponta Grossa)
Segundo lugar – Leonardo Pietro Soares – Colégio Estadual Professora Edimar Wright (Almirante Tamandaré)
Terceiro lugar – Fábio Soares de Lima Filho – Colégio Estadual Dorah Gomes Daitschman (Ponta Grossa)

Free fire – 12 a 14 anos
Campeão – Ailton Coradassi – CE Alberto Gomes da Veiga (Paranaguá)
Segundo lugar – Eloá Pereira do Nascimento – CE Sagrada Família (Campo Largo)
Terceiro lugar – Pedro Henrique Alves – EE Nossa Senhora das Graças (Ponta Grossa)

Realização – Os Jogos Escolares do Paraná são uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEED) e da Secretaria de Estado do Esporte (SEES), em parceria com os Núcleos Regionais de Educação (NREs), Escritórios Regionais do Esporte (EREs), prefeituras municipais e a Federação Paranaense do Desporto Escolar.

Fonte: assessoria

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2788 – 30/07/2025

Cotações em tempo real