Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

JEPS Bom de Bola promove campanha contra o racismo no futebol

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Paraná unido contra o racismo em campo e fora dele. Foto: Ricardo Morante

Antes de cada partida os atletas são lembrados sobre respeito e combate a qualquer tipo de violência

Diante de casos envolvendo o racismo durante competições nos mais diversos níveis, o Governo do Estado do Paraná e a Paraná Esporte iniciou, na fase final dos Jogos Escolares do Paraná Bom de Bola (JEPS BB), disputada em Planalto, uma campanha de combate à discriminação. Antes de cada partida, os árbitros realizam um momento de reflexão com atletas e demais participantes da partida com o intuito de conscientizar. 

Durante o momento, os jogadores e demais envolvidos com a partida são orientados sobre os procedimentos caso presenciem ou sejam vítimas da prática criminosa. “A iniciativa surge em resposta a incidentes de discriminação racial ocorridos na modalidade de futebol durante o evento, desde agosto. Acreditamos ser crucial promover a conscientização entre os jovens participantes da final”, disse a coordenadora geral dos JEPS, Márcia Regina Tomadon Moreira. 

A coordenadora ainda lembrou que o objetivo maior é demonstrar que as secretarias estaduais e demais estruturas envolvidas com a competição repudiam veemente o racismo. “Precisamos fomentar a formação de cidadãos conscientes e combater a influência de conteúdos midiáticos, como exemplos de racismo exibidos na televisão, que podem distorcer a percepção dos jovens. Desejamos garantir que nossos eventos esportivos sejam ambientes seguros e livres de qualquer forma de discriminação”, reforçou.

A situação também foi apresentada aos coordenadores de Educação Física dos Núcleos Regionais de Educação em reunião realizada na quarta-feira (01).

Paraná unido contra o racismo em campo e fora dele. Foto: Ricardo Morante

Situação atual – O racismo no futebol é um problema persistente, se manifestando em ofensas e xingamentos diretos por parte de torcedores e adversários. Apesar das leis e campanhas, os casos têm aumentado, demandando ações mais efetivas e a conscientização da sociedade para a sua erradicação. A legislação prevê punições, mas a aplicação tem sido um desafio, com a necessidade de garantir a responsabilização e a prevenção. 

Sobre a competição – Os resultados, a programação e demais informações podem ser acessadas no link https://www.esporte.pr.gov.br/JEPS/webservices/documentador/Documentos-Oficiais-JEPS-BB-4a-Etapa-Estadual 

As fotos oficiais da competição podem ser baixadas gratuitamente no Flickr do estado do Paraná pelo link https://www.flickr.com/photos/197912851@N08/albums/

Os Jogos Escolares do Paraná Bom de Bola são promovidos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Esporte, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, e contam com o apoio da Prefeitura de Planalto. O evento reafirma o compromisso de incentivar a prática esportiva e contribuir para a formação cidadã dos jovens atletas.

Fonte: Assessoria/Ricardo Morante

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2794 – 02/10/2025

Cotações em tempo real