CMS elege novo presidente, que foi eleito pela idade. Votação 10 a 10. Foto: Gazeta de Toledo

Por Marcos Antonio Santos

O Conselho Municipal de Saúde de Toledo (CMS) se reuniu na noite dessa terça-feira, 26, para mais uma Reunião Ordinária, no auditório do CMS. Antes da eleição da Nova Mesa Diretora (2024/2028), os 20 conselheiros titulares foram empossados. Eles foram eleitos durante a Conferência Municipal de Saúde realizada em dezembro de 2023.

Para a eleição da nova diretoria do CMS foram apresentadas apenas duas Chapas: ‘Renovação’ e ‘Todos por SUS’. A eleição foi uma das mais acirradas da história do conselho e houve empate por 10 a 10, (participaram somente os conselheiros titulares, em votação aberta), sendo decidida pela idade do candidato mais velho. O novo presidente do CMS, Jairo Marcos Zschornack, tem 50 anos, e o candidato da outra chapa, Anderson Francisco, 46 anos. Ele assume a cargo deixado por Diandro Márcio Bombana.

Nova Mesa Diretoria do Conselho Municipal de Saúde de Toledo

[bsa_pro_ad_space id=17] [bsa_pro_ad_space id=15]

Presidente: Jairo Marcos Zschornack (representante dos Usuários e da Associações dos Moradores de Dez de Maio);

Vice-presidente: Josias Luiz Gonçalves (representante dos Usuários)

1ª Secretária:  Jociane Job de Souza (representando da Hoesp/Bom Jesus)

2ª Secretária: Leci Denice Brincker Siqueira (trabalhadora da saúde há 44 anos, servidora pública federal e trabalha atualmente na 20ª Regional de Saúde).

Jociane, Leci, Josias e Jairo. Foto Gazeta de Toledo

NOVO PRESIDENTE – Para Jairo Zschornack, que foi conselheiro do CMS por quatro anos, será uma grande chance de mostrar que aos pouco se vai adquirindo conhecimento e se entusiasmando a tomar frente das ações do conselho. “Eu venho de quatro anos participando do CMS e observando no dia a dia como são as ações realizadas de todas as formas para a saúde. Nos colocamos como presidente do conselho para ajudar, fortalecer e trabalhar as políticas públicas. Não considero uma vitória, mas uma oportunidade de contribuir com o município de Toledo, que é grande e maravilhoso”.   

HRT – Ele disse que o Hospital Regional chegou para somar. E ressalta ainda que todos os problemas que o município possa ter no setor da saúde, e principalmente na ponta, que é o atendimento aos pacientes, o CMS sempre será parceiro para resolver naquilo que for de responsabilidade do conselho. “O que depender da nossa Mesa Diretora e do plenário vamos colaborar, e assim será. O Hospital Regional vem para somar e se tem problemas, ou não, é a gestão pública que precisa resolver, o CMS estará meramente apoiando e tentando da melhor maneira possível auxiliar no que for necessário”, afirma.

O novo presidente disse que o CMS será independente. “Temos o papel, sim, de fiscalizar, está no nosso regimento, então fazemos essa fiscalização no intuito de mostrar para a gestão pública que há situações a melhorar, e quando a gestão entende que o nosso trabalho no conselho é praticamente de um Tribunal gratuito, que tem pessoas enganchadas e querendo trabalhar para que a administração pública tenha êxito também, porque nosso trabalho é pelo SUS (Sistema Único de Saúde), se a prefeitura faz políticas públicas assertivas e que nós do conselho consigamos contribuir para que isso ocorra, ganha toda a sociedade, independência da política de A ou B, todos tem que ser beneficiados”.   

Para Jairo, ter uma boa relação com o poder público é o princípio de tudo para uma boa gestão a frente do CMS. “ Temos que ter uma boa relação com quem estiver no poder, independente se futuramente mudar a gestão. O papel do conselho é trabalhar para a sociedade e apontar eventualmente o que estiver em desacordo com que o CMS poderá encontrar. Vamos pontuar, levar o problema para a gestão, independente de quem esteja à frente da prefeitura, e vai depender da administração acatar, ou não. Após passar pelo pleno do conselho, se for um caso extraordinário, nós poderemos ocorrer as outras instâncias e o CMS pode recorrer porque está no nosso Estatuto.  Precisamos estar unidos pensando no usuário da saúde pública. É a melhor forma de se fazer saúde”, afirma Jairo Zschornack.  

O Conselho Municipal de Saúde de Toledo se reúne sempre uma vez por mês, na última terça-feira de cada mês com a Reunião Ordinária iniciando às 18h15.

Posse dos novos conselheiros do CMS. Foto: Gazeta de Toledo

Membros do Conselho Municipal de Saúde de Toledo

Segmento: Usuário

Titular

1- Josias Luiz Gonçalves

Sind. dos Trab. do Comércio

2- Carlos Waldir Walker

Assoc. de Moradores

3- Rosecler Marisa Rhoden Zorzo

Sind. dos Trab. do Comércio

4- Celso José Hubner

Assoc. de Moradores

5- Antonio Marcos Chagas de Morais

Entidade Religiosa

6- Jairo Marcos Zschornack

Assoc. de Moradores

7- Anderson Rodrigues

Assoc. de Moradores

8- Vanderlei Ceolin

Assoc. de Moradores

9- Anderson Francisco

Apller

10- Felipe Heck Soares

OAB

Suplentes

1- Sergio Luís Tavarez Junior

ADVT

2- Valéria Quirino da Silva

Entidade Religiosa

3- Vanderlei Paulo Witzke

Entidade Religiosa

Segmento: Trabalhadores em Saúde

Titular

Lurdes Kothe Superti

Sindprevs

Leci Denice Brincker Siqueira

Sindprevs

Teomar Roque Jantsch

Sindprevs

Valdecir Lazarotto

SerToledo

Rejane Gheno

Asten

Suplente

Sirley Ildebrand Gil

SerToledo

Tiago Thiele

SerToledo

Marlene Rodrigues da Silva Gambetta

SerToledo

Segmento: Prestadores de Serviço

Titular

Jociane Job de Souza

Hoesp

Gerhardt Schimdt Stumm

Beit Abba

Daniela Aparecida Pollis Brandini

HRT

Suplente

Itamar Weiwanko

Hoesp

Marlise Ikeda

Beit Abba

Valter Labs

HRT

Segmento: Governo

Subsegmento: Governo Municipal

Titular – Raquel Wammes Schwab

Suplente – Tatiane Maria Finkler de Lima Guzzo

Subsegmento: Governo Estadual

Titular – Paulo Roberto Stoef

Suplente – Fernando Pedrotti