Última parcela é de US$ 115 milhões
A Itaipu Binacional paga nesta terça-feira (28) a última parcela da dívida para a construção da usina binacional, no valor de US$ 115 milhões. O pagamento representa a quitação do compromisso financeiro contraído há quase 50 anos.
No período, foram assinados mais de 300 contratos de financiamentos, com cerca de 70 credores (brasileiros, paraguaios e de outros países), com o aval do governo brasileiro.
Para marcar o fim da dívida, a Itaipu programou um evento no hall do Edifício da Produção, ocorrido na manhã desta terça-feira (28). No encontro houve uma reunião com os diretores de Itaipu, conselheiros e autoridades dos dois países, entre elas, o ministro de Minas e Energia brasileiro, Alexandre Silveira. Foi a primeira viagem de Silveira à usina binacional desde que ele tomou posse no ministério, no início do ano.
Sobre a Itaipu
Com 20 unidades geradoras e 14 mil MW de potência instalada, a Itaipu Binacional é líder mundial na geração de energia limpa e renovável, tendo produzido, desde 1984, 2,9 bilhões de MWh. Nos últimos 12 meses, foi responsável por 8,6% do suprimento de eletricidade do Brasil e 86,3% do Paraguai.





