É com pesar que a Itaipu Binacional comunica a morte do empregado Henrique Gomes Ribeiro, ocorrida nesta sexta-feira (9), às 18:35 horas, no Hospital Ministro Costa Cavalcanti, em Foz do Iguaçu (PR), em decorrência de morte encefálica. Natural de Itajubá (MG), ele tinha 52 anos, era casado e não tinha filhos.
Ribeiro era engenheiro eletricista e trabalhava na Itaipu desde julho de 2000. Fez parte de uma das primeiras turmas de trainee universitário que ingressou na Itaipu e dedicou todos os 24 anos de carreira na empresa à Divisão de Operação da Usina e Subestações – destacando-se em diversas funções.
Foi supervisor e gerente substituto na área e representou a empresa em vários congressos técnicos, nacionais e internacionais. Teve forte atuação em ações de segurança da usina, com participação significativa em grupos de trabalho do Plano de Ação de Emergência (PAE) e da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa).
Era membro da brigada de emergência, coordenador de Grupos de Análise de Simulados do PAE e instrutor de treinamentos de segurança e rotas de fuga para guias do Complexo Turístico Itaipu e do trade turístico.
O velório aconteceu neste domingo (11/08), na Capela I do Cemitério São João Batista, seguido de culto de celebração pela vida. Após o culto, o corpo foi trasladado para a cidade de Itajubá (MG), onde será sepultado.
Em Itajubá, o corpo será velado na Capela da Unifei, com ofício fúnebre marcado para 14h. Depois, será sepultado no Cemitério Paroquial de Itajubá.
A Itaipu está prestando toda a assistência necessária à família, a quem expressa suas condolências. O diretor-geral brasileiro, Enio Verri, lamentou o falecimento. “É com grande pesar que recebi a notícia do falecimento de Henrique Ribeiro, estimado colega da Diretoria Técnica. Em nome de toda a comunidade da Itaipu Binacional, manifesto nossa solidariedade e afeto aos familiares e amigos neste momento de grande dor”, declarou.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Itaipu Binacional