Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Itaipu e Lindeiros reúnem gestores do Convênio Linha Ecológica para alinhamento

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Foto: Divulgação

Ações são desenvolvidas em 55 municípios da região Oeste do Paraná e Mundo Novo, no Mato Grosso do Sul

Os gestores municipais de educação ambiental (GMEA) e os gestores municipais de cultura (GMC), dos 55 municípios de atuação do Convênio Linha Ecológica, se reuniram nesta quarta-feira (13), em Santa Helena, no Balneário Terra das Águas, para a última reunião de alinhamento deste ano.

Estiveram reunidos aproximadamente 150 gestores municipais da região para a apresentação dos resultados das ações desenvolvidas em 2024. Foi um momento de alinhamento entre o grupo, com espaço para avaliação e sugestões dos gestores que participaram das atividades.  No período da tarde, foram oferecidas diversas atividades recreativas para o grupo com o apoio da Secretaria de Esportes e Lazer do município de Santa Helena, no intuito de promover a integração e o fortalecimento de laços.

Segundo a gestora do convênio pela Itaipu Binacional, Emanuela Santos, a iniciativa visa fortalecer as redes de educação ambiental e de cultural da região. “É um momento importante para ouvir os gestores, saber como as atividades estão sendo executadas nos municípios e dar um direcionamento para as próximas ações”, afirmou Emanuela. A gestora destacou a importância da troca de experiências entre os participantes e a construção de uma rede colaborativa.

O trabalho recebe aprovação dos gestores municipais, responsáveis pela execução das ações em cada município. A gestora municipal de educação ambiental de Toledo, Vaníria Bianchi, ressaltou que as iniciativas são fundamentais na formação de cidadãos conscientes e engajados com a preservação do meio ambiente. “A educação ambiental não se faz sozinha. Através desse convênio, temos a oportunidade de ampliar nosso alcance e trabalhar de forma mais integrada com outros municípios”, disse.

Para o gestor municipal de cultura de Nova Santa Rosa, Fabiano Cassimiro, o convênio é fundamental para a oferta de atividades culturais de qualidade nos pequenos municípios. “A Correnteza Cultural, por exemplo, leva cultura para todos, de forma gratuita e em diversos segmentos artísticos”, afirmou.

O convênio

O Convênio Linha Ecológica – Educação, Cultura e Sustentabilidade, firmado entre Itaipu Binacional e Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, atua há mais de 20 anos na região desenvolvendo ações voltadas à Educação Ambiental e Cultura, em parceria com as prefeituras. Desde 2023, a iniciativa passou a fazer parte da estratégia do Programa Itaipu Mais que Energia, alinhada ao Governo Federal.

Fonte: Comunicação Lindeiros

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2807 – 29/01/2026

Cotações em tempo real