Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Itaipu destaca o trabalho da Brigada Florestal em Simpósio de Prevenção e Combate a Incêndios

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

O 3º Simpósio de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais do 9º Grupamento de Bombeiros do Paraná aconteceu nessa quinta-feira (4). Durante o evento, o coordenador da Brigada Florestal da Itaipu, Luis Cesar Rodrigues da Silva, da Divisão de Áreas Protegidas, destacou o trabalho realizado pela equipe da Itaipu, incluindo o Corpo de Bombeiros da Usina.

“Esse evento é uma oportunidade para mostrar como atuamos na problemática de incêndios florestais, pois a Itaipu possui uma área que se estende por vários municípios, com interação com várias instituições”, afirmou Silva.

Além disso, ele ressaltou o uso de novas tecnologias, como drones, no combate aos incêndios, bem como a importância das parcerias estabelecidas. “Nós temos um trabalho de prevenção bastante robusto e investimos muito no contato com a comunidade lindeira, com uma rede muito forte de parceiros que ajuda a enfrentar os incêndios florestais”, destacou.

Além de promover a reposição florestal das margens do reservatório, a Itaipu oferece apoio aos produtores rurais da Bacia do Paraná III que desejam restaurar a mata ciliar em suas propriedades. Essa mata atua como um filtro natural para a água em rios, córregos, riachos e lagos.

“A Brigada de Itaipu faz um trabalho fantástico na preservação da mata ciliar”, apontou o Tenente-Coronel Antônio Shinda, Comandante do 3º Comando Regional de Bombeiro Militar.

Durante o simpósio, palestraram profissionais de órgãos como Defesa Civil, Instituto de Desenvolvimento Rural, Simepar e Câmara Técnica de Combate a Incêndios Florestais do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná. Representantes dos órgãos de segurança pública do Paraná, Argentina e Paraguai também estiveram presentes, assim como profissionais e brigadistas que atuam na prevenção e combate a incêndios e queimadas, especialmente dos municípios atendidos pelo 9º GB: Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu, Medianeira, Itaipulândia, Ramilândia, Matelândia, Missal, Serranópolis do Iguaçu, Santa Helena e Diamante D’Oeste.

Foto: William Brisida/Itaipu Binacional

Aquecimento global

“Ninguém precisa ser técnico para observar o que nós sofremos atualmente com as mudanças climáticas. E estamos entrando num período de extrema estiagem no estado do Paraná, que se soma ao período das queimadas”, afirmou um dos palestrantes do dia, o coordenador estadual da Defesa Civil, Coronel Fernando Raimundo Schunig. O Coronel alertou que o estado do Paraná tem, hoje, mais de 25 municípios em emergência devido ao período de seca.

“Todo esse contexto de mudança [climática] contribui para fragilizar a vegetação, e isso, combinado a um comportamento inadequado das pessoas, causa um aumento no número das ocorrências”, completou o coordenador da Brigada Florestal da Itaipu, Luis Cesar da Silva.

Luisiana Guimarães Cavalca, capitã do Corpo de Bombeiros, palestrou sobre a atuação da corporação no Paraná e em outros estados nos últimos 5 anos e citou as condições climáticas como um dos fatores de aumento dos focos de incêndios. “A gente prevê que esse ano teremos muitas ocorrências”, lamentou.  

Cavalca lembrou ainda que 90% dos incêndios florestais são causados por humanos, de maneira intencional ou não. “Por isso foram criadas campanhas preventivas pelo Estado do Paraná, em parceria com o Corpo de Bombeiros, para conscientizar a população, desde crianças até adultos”.

 O evento ainda tratou de temas como a retrospectiva climática de 2023, o prognóstico meteorológico para 2024 e a apresentação de soluções, inovações tecnológicas e equipamentos para prevenção, monitoramento e combate aos incêndios florestais.

A Itaipu

Com 20 unidades geradoras e 14 mil MW de potência instalada, a Itaipu é líder mundial na geração de energia limpa e renovável, tendo produzido, desde 1984, 3 bilhões de MWh. Em 2023, foi responsável por cerca de 10% do suprimento de eletricidade do Brasil e 88% do Paraguai.

Fonte: assessoria Itaipu

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2807 – 29/01/2026

Cotações em tempo real