Imagem ilustrativa. (Foto de arquivo, com registro feito antes da pandemia).

Patrocínio fortalece projeto desenvolvido com crianças e adolescentes, unindo recreação, esporte e cidadania

Um termo de patrocínio foi celebrado entre a Itaipu Binacional e a AFETO (Associação dos Amigos e Atletas do Futsal e Futebol Feminino de Toledo), no valor de R$ 60 mil, para apoio financeiro ao projeto “Brincar e aprender com AFETO: recreação, esporte e cidadania”. A parceria garante, em 2021, mais energia aos programas desenvolvidos com crianças e adolescentes.

Estes valores serão investidos em produtos para a adequação ao protocolo sanitário da pandemia, como termômetros, dispenser de álcool em gel, tapete “tipo capacho” com solução sanitizante e máscaras.

Além disso, constam também aquisição de uniformes para as participantes e professores e pagamento de profissional da área da Educação Física.

O objetivo do projeto é ampliar a atuação na modalidade do futebol, com a implantação de quatro núcleos de atendimento para meninas de 10 a 13 anos e a continuação das atividades na modalidade do futsal.

Não é difícil dimensionar o impacto da pandemia na vida das crianças e adolescentes, devido a rotina do cotidiano caseiro com a suspensão das aulas e escolinhas de esportes. Os prejuízos para a saúde e qualidade de vida são visíveis em toda essa população que sente a falta da socialização mais ativa. Pelos relatos das famílias pode-se concluir que são frequentes a manifestação de sinais de desânimo e tristeza profunda das crianças e adolescentes.

Mães e pais da associação relatam mudanças repentinas de humor e de comportamento das filhas: a criança ou adolescente fica o dia todo no quarto, o desempenho escolar caiu, notaram falta de comunicação em casa.

Tem sido motivo de preocupação das famílias, o ganho de peso, a falta de uma rotina alimentar saudável, a falta da disciplina no cumprimento de horários para tarefas escolares e domésticas.

No caso das famílias economicamente vulneráveis os problemas são ainda maiores: crianças perderam acesso à merenda escolar e estão “isoladas” das aulas online.

Problemas com o aumento do tempo em frente as telas de TV e smartfones que, segundo as famílias, está fora de controle. A exposição excessiva está “sequestrando” o tempo, o sono, limitando novas experiências. Nota-se que o uso intensivo de ferramentas online está expondo as crianças e adolescentes em situação de risco.

Para amenizar os impactos dessa exposição prolongada a tecnologias e da falta de convivência com colegas de mesma idade, a AFETO disponibilizou para as famílias programa de atividades físicas funcionais, por entender que reduzem os impactos negativos do isolamento ao possibilitar uma descarga de sensações como o estresse. 

O programa da AFETO consiste na realização de duas linhas de trabalho online que oferece, em plataforma gratuita, neste período de distanciamento social:

  1. Treinamento funcional diariamente para as participantes da AFETO e
  2. Oficinas de estudos das “novas regras do futsal” com profissional oficial de arbitragem do Futsal do Paraná (professor Andreison Mioranza).

Estas atividades estão sendo executadas desde março de 2020. Em 2021 a AFETO mudou o formato: o “encontro virtual” diário das participantes através de plataforma gratuita de reunião possibilita maior interação, amenizando os prejuízos emocionais do distanciamento social.

No retorno das atividades coletivas em que será necessário cumprir as normas sanitárias, mesmo em esportes coletivos, o foco será em atividades individuais, sem contato físico, como as de fundamentação cada uma com sua bola e atividades para o condicionamento físico.

Foto: Divulgação/AFETO

Fonte: Profª Salete Dallanol