Imagem ilustrativa da Unidade de Pronto Atendimento de Toledo. Foto: Arquivo/Decom/Pref. de Toledo

Agentes da Guarda Municipal de Toledo atenderam, na noite desta quarta-feira (18), a uma ocorrência em que uma enfermeira da UPA estava sendo ameaçada por um homem que se irritou com a demora no atendimento de sua esposa.

A descrição da ocorrência consta, a seguir, no comunicado feito pela assessoria de comunicação da Guarda Municipal.

No dia 18 de setembro de 2024, às 18h09, a Guarda Municipal recebeu uma denúncia sobre uma pessoa ameaçando servidores na Unidade de Pronto Atendimento (UPA). A equipe K9 foi acionada e rapidamente se dirigiu ao local, onde um homem estava alterado e ameaçou uma enfermeira durante a triagem de sua esposa.

Ao chegar, a equipe encontrou o autor no estacionamento. Ele alegou estar irritado com a demora no atendimento da esposa e que sua reação foi provocada pela negativa da enfermeira em realizar uma segunda triagem. Durante a discussão, ele desligou o telefone da servidora quando ela tentou acionar a Guarda Municipal.

A servidora, que se sentiu ameaçada, relatou que o homem invadiu a sala de triagem e exigiu informações sobre o atendimento da esposa, se aproximando de forma intimidatória. Após a situação se intensificar, ela pediu ajuda e o autor fugiu ao perceber a chegada de outro enfermeiro.

A enfermeira manifestou interesse em representar contra o autor, que foi detido e informado sobre seus direitos. A esposa do autor, que estava com o filho no carro, optou por não receber atendimento médico e decidiu ficar com a criança. Também foi dada a opção de acionar a assistência social para auxiliar no atendimento, mas a mãe da criança relatou não ter necessidade e disse que iria abrir mão do atendimento médico.

Diante dos fatos, o autor foi detido e informado sobre os seus diretos e os procedimentos legais. O autor foi conduzido no banco traseiro da viatura, sem o uso de algemas, à 20ª SDP para os procedimentos legais.

Com informações da Guarda Municipal de Toledo.