Julia e Lukas Bergmann após a final da Superliga Masculina 2023/24 — Foto: Reprodução/Instagram

Por Marcos Antonio Santos

O município de Toledo será representado nas Olimpíadas de Paris (França) pelos irmãos Julia e Lukas Bergmann. Ela pelo vôlei feminino, e ele pelo vôlei masculino.

A Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) anunciou no domingo, 7, a lista de convocados da Seleção Brasileira masculina para a disputa dos Jogos Olímpicos (26 de julho a 11 de agosto). O técnico Bernardinho selecionou 12 nomes para o evento, sem grandes surpresas, mantendo aqueles que foram mais utilizados na Liga das Nações. E Lukas está na lista.

Com mais de 2 metros de altura, Lukas, de 20 anos, defende as cores do Sesi, um dos representantes paulistas na Superliga Masculina de Vôlei. Ele já jogou pela seleção brasileira em setembro de 2021, no Irã, durante o Mundial Sub-19. Lukas fez toda a sua formação em Toledo, recebeu diversos convites para jogar fora, mas acreditou no projeto da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SMEL) e na Associação do Voleibol de Toledo (Avotol).

Lukas se inspirou na irmã Julia. Foto: arquivo pessoal

O técnico de vôlei e formador do atleta, André Van de Sand, da SMEL, não esconde sua emoção e satisfação pela convocação do jogador.

“Recebemos a notícia tão esperada por todos os amantes do voleibol do nosso município. O nosso ex-atleta, Lukas, teve confirmada sua convocação para a seleção brasileira masculina que irá disputar os Jogos Olímpicos. Era uma notícia muito aguardada por todos nós, devido ao sucesso que esse menino obteve na última temporada na Superliga. Ele também fez uma grande Liga das Nações com a seleção e foi confirmado entre os 12 atletas que vão representar o Brasil nas Olimpíadas. O Lukas é um menino que começou no projeto de Toledo, quando tinha 11 anos de idade, tanto no vôlei de quadra quanto no vôlei de praia, com o professor Luiz Fernando e o professor Marcos Assunção. Ele chegou até nós com 11 para 12 anos, quando iniciou os trabalhos visando ser um grande atleta de voleibol”, recorda André.

Conforme o professor, Lukas passou dos 12 até os 17 anos no projeto da Avotol. Portanto, toda a formação como atleta e como pessoa, ele teve no projeto. “Saiu de Toledo com 17 anos para ir para as categorias de base do SESI, em São Paulo, e logo despontou como um dos grandes atletas do Brasil. Para Toledo, é um orgulho imenso ter um atleta formado nas nossas categorias de base, por nós, pelos nossos professores, representando o Brasil nas Olimpíadas. Isso fomenta ainda mais o nosso vôlei, nos dá muito mais carinho para trabalhar com a modalidade e, com certeza, vai fazer com que vários atletas surjam, tendo o Lukas como espelho daqui para frente. O projeto só se consolida. Vamos, com certeza, colher grandes frutos com essa convocação dele”.

Julia Bergmann tem 23 anos e 1,91 metro de altura. Foto arquivo pessoal

JULIA – Julia Bergmann tem 23 anos e 1,91 metro de altura. Ela está entre os 13 nomes anunciados pelo técnico José Roberto Guimarães.

“A Júlia também foi nossa atleta, atleta do professor João Carlos Bellotto e do professor Marcos Assunção. No projeto, ela ficou um pouco menos tempo, mas grande parte da formação dela foi feita em Toledo. Então, não temos apenas um atleta, temos dois atletas olímpicos de Toledo servindo à seleção. Isso realmente nos deixa muito orgulhosos e muito felizes de ver dois jogadores da nossa cidade chegando tão longe. Agradecemos a todos que estavam nessa torcida. Muitos dos atletas que estão hoje estavam esperando e ansiosos. Falei com o Lukas na noite de domingo, já trocamos mensagens. Ele está muito feliz, muito contente e muito orgulhoso, da mesma forma que nós estamos aqui.  Dois irmãos ganhando medalhas em olimpíadas, no voleibol, seria uma bela história. Vamos estar torcendo para que isso aconteça”, afirma André Van de Sand.