Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Irene Braga Côrtes, pioneira de Toledo, morre aos 91 anos

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Foto: Reprodução Redes Sociais

Da Redação

Faleceu nesse domingo, 28, aos 91 anos, em Curitiba, Irene Braga Côrtes, figura marcante da história de Toledo e referência em ações sociais no município. Ela estava internada há cerca de 40 dias e teve o quadro de saúde agravado por uma doença pulmonar e complicações renais.

Ela está sendo velada até às 19h desta segunda-feira, 29, na capela do Crematório Vaticano, em Curitiba. Em seguida, a seu pedido, o corpo será cremado.

Irene era viúva de Lamartine Braga Côrtes, primeiro odontólogo de Toledo e que também atuou como vice-prefeito na gestão de Wilson Carlos Kuhn. O casal chegou ao município em 1955, poucos dias após o casamento, realizado em 31 de maio daquele ano.

Desde então, Irene e Lamartine participaram ativamente da vida social e comunitária da cidade. Ela se destacou especialmente por sua atuação como voluntária da Associação de Proteção à Maternidade e Infância, em um período marcado pela escassez de serviços públicos de assistência social e saúde.

Irene teve quatro filhos, Lamartine Filho, Luciano, Marília (in memoriam) e Regina, além de seis netos e quatro bisnetos.

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2811 – 02/03/2026

Cotações em tempo real