A Prefeitura de Toledo arrecadou, até a primeira quinzena de março, R$ 25.061.431,81 por meio do pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), da Taxa de Coleta de Lixo (TCL) e da Contribuição para Custeio dos Serviços de Iluminação Pública (CIP). Esse montante representa 24,98% do total lançado para 2025, que é de R$ 100.326.814,50, valor que corresponde ao total lançado para os 60.022 imóveis prediais e territoriais do município.
Do total arrecadado até o momento, 76,14% (R$ 19.080.671,12) foram quitados em cota única. Os 23,86% restantes (R$ 5.980.760,69) são oriundos do pagamento de uma ou mais parcelas dos tributos, opção escolhida por alguns contribuintes.
Segundo o secretário da Fazenda, Balnei Lorenço Rotta, estas quantias estão dentro do esperado. “Comparando com os anos anteriores, temos números semelhantes, isto é, 20% do total lançado sendo quitado em cota única e aproximadamente 25% se somarmos as parcelas pagas até o momento”, comenta.
Atendimento – Para aqueles que possuem dúvidas sobre o pagamento dos tributos municipais, o Departamento de Receita do Paço Municipal Alcides Donin oferece atendimento ampliado, funcionando das 8h às 17h, sem intervalo para almoço. No local, há um totem de autoatendimento onde os contribuintes podem imprimir as guias do IPTU, que incluem TCL e CIP de forma imediata. “Quem não pagou a cota única ou a primeira parcela até o último dia 10 pode utilizar o totem para imprimir um novo boleto com os valores atualizados. Para isso, basta informar o número da guia original. O novo documento será aceito em toda a rede bancária, já que algumas instituições não aceitam boletos vencidos”, explica Balnei.
Além disso, moradores dos distritos podem buscar, em horário comercial, atendimento na administração distrital mais próxima. Para quem não pode ou entende que não precisa de atendimento presencial, a Secretaria da Fazenda acaba de lançar um contato via WhatsApp para cidadãos e empresas obterem mais informações sobre o assunto: (45) 99828-2411.
Pagamento – Os boletos também estão disponíveis para emissão online no site oficial da Prefeitura de Toledo (www.toledo.pr.gov.br/servicos/impostos/iptu), sendo essa uma opção acessível a todos os contribuintes. Os pagamentos podem ser realizados nas agências e aplicativos da Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Bradesco, Itaú, Sicoob, Sicredi e Santander, bem como em casas lotéricas. As próximas parcelas vencem nas seguintes datas: 10 de abril, 12 de maio, 10 de junho, 10 de julho, 11 de agosto, 10 de setembro, 10 de outubro, 10 de novembro e 10 de dezembro.
Isenção – Contribuintes que desejam solicitar isenção do IPTU e da Taxa de Coleta de Lixo têm até o dia 30 de maio de 2025 para formalizar o pedido. Pessoas físicas devem agendar atendimento pelos telefones (45) 3196-2046 ou (45) 3196-2047, ou pelo WhatsApp (45) 99828-2433. Já as pessoas jurídicas precisam protocolar a solicitação via processo administrativo, anexando a documentação necessária.
Fonte: Decom/Pref. de Toledo