Nessa terça-feira (5), em Brasília, o prefeito de Toledo Mario Costenaro se reuniu com técnicos da Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC) a fim de alinhar alguns investimentos no Aeroporto Municipal Luiz Dalcanale Filho, em especial à instalação do PAPI, um sistema que auxilia nas operações de pousos e decolagens na aviação. Além do prefeito Mario Costenaro, participaram da reunião os secretários Thiago D’Arisbo (Desenvolvimento Econômico e Turismo) e Márcio Pimentel (Comunicação), além da equipe da SAC: Márcio Maffili Fernandes, Luíza de Amorim Motta Deusdará e Juliana da Silva Castro Nunes.
A equipe do SAC esclareceu alguns pontos sobre o convênio que venceu em dezembro de 2024, durante a gestão passada. Agora o objetivo é buscar uma solução técnica que possa ser usada para o investimento ser feito. “Existe um termo vigente, mas com um semestre de atraso”, resumiu Maffili, que ressaltou ainda a necessidade de algumas correções no projeto apresentado junto ao Ministério de Portos e Aeroportos.
A boa notícia é que o investimento, de aproximadamente R$ 1,2 milhão, será executado. Os recursos são do Ministério, com contrapartida da Prefeitura de Toledo. Isso só está sendo possível pelo esforço da equipe da Deseco no sentido de “cumprir a relação de exigências para adequação do aeroporto municipal e reabilitá-lo para receber voos comerciais regulares”, explicou o secretário Thiago D’Arisbo.
Na análise do prefeito, o resultado da reunião foi extremamente positiva. “Estamos pensando em dar a melhor estrutura dentro do que temos hoje e pensar num longo prazo. Saí animado. Temos pressa, porém, o planejamento apresentado é o caminho a ser seguido”, finalizou o prefeito de Toledo.
Durante a reunião a comitiva de Toledo entregou um documento do Governo do Paraná que coloca o Aeroporto de Toledo como um dos principais para alavancar a aviação regional no estado.
Nesta quarta-feira (6), Costenaro tem uma agenda prevista com o ministro Silvio Costa Filho, organizada pelo deputado federal Elton Welter.
Na Câmara – Ainda em Brasília, a comitiva de Toledo esteve com o deputado federal Dilceu Sperafico, que comentou sobre os recursos liberados para Toledo até agora “e de algumas outras emendas que estamos conversando e que deverão ser liberadas até o final do ano”, adiantou Sperafico.
“São recursos importantes que para nós são fundamentais para manter um atendimento de qualidade, na saúde por exemplo, onde conseguimos realizar alguns mutirões e temos outros já previstos pelas emendas destinadas pelo deputado Sperafico para média e alta complexidade”, disse Costenaro, citando ainda outras áreas beneficiadas por recursos obtidos por emendas do deputado.
Fonte: Secom/Pref. de Toledo