Iniciativa tem o objetivo de democratizar o acesso à tecnologia
Na tarde desta quinta-feira (30), o Instituto Campus Party (ICP) em parceria com a Prefeitura de Toledo, Embaixada Britânica e a Anatel estaria inaugurando três novas unidades do programa Include, em Toledo. O evento de inauguração ocorreria no Centro da Juventude do Jardim Coopagro, mas devido a um problema de voo, italiano Francesco Farruggia, que é o presidente do Instituto Campus Party e estaria presente na cerimônia, não pôde vir.
Apesar de adiado, o evento vai acontecer em nova data a ser definida.
Os laboratórios serão implantados nos bairros Jardim Europa, Jardim Coopagro e Independência, onde a equipe do Include capacitará, gratuitamente, adolescentes e jovens com idade entre 12 e 18 anos, por meio do ensino da robótica, programação, eletrônica, sensores e mecânica, além de oficinas de empreendedorismo e IOT (Internet das Coisas).
O programa tem o objetivo de inserir jovens de comunidades carentes ao ambiente digital, possibilitando o conhecimento das novas tecnologias e abrindo oportunidades de ingresso ao mundo digital, estudos e mercado de trabalho. “Estamos muito felizes com a parceria com a Prefeitura de Toledo, Anatel e Embaixada Britânica pois só por meio de apoios como esses podemos chegar a diferentes regiões do país e atender um maior número de crianças e jovens contribuindo para que eles estejam inseridos neste universo tecnológico que é cheio de oportunidades. Em Toledo teremos por semestre 225 vagas”, explica Sidiane Zanin, Diretora do Instituto Campus Party.
O prefeito de Toledo, Beto Lunitti, destaca a importância do programa para garantir melhores oportunidades para os adolescentes de comunidades carentes. “Estamos convencidos de que não há como promover a inclusão do jovem, sem dar a ele as ferramentas necessárias do conhecimento tecnológico. O include tem exatamente este viés, lá nos bairros mais populares, onde, não fosse este importante programa, o jovem não teria acesso a este tipo de formação, que vai prepará-lo para agora e para o futuro”.
Já para a Anatel a parceria faz total sentido uma vez que o laboratório tem como pré-requisito a conectividade. “O GAPE (Grupo de Acompanhamento do Custeio a Projetos de Conectividade de Escolas) tem por objetivo o aumento da conectividade nas escolas. Acreditamos que o GAPE permite a viabilização de futuros novos projetos como este de modo a viabilizar a conectividade significativa aos alunos como resultado, a exemplo dos laboratórios de robótica em Toledo que, dada a sua relevância, certamente servirão de exemplo para novos projetos”, complementa o superintendente Nilo Pasquali em representação ao conselheiro da Anatel, Vicente Aquino.
Para Mariana Cartaxo, Diretora do Programa de Acesso Digital da Embaixada Britânica, o programa é uma possibilidade de desenvolver habilidades digitais importantes nos jovens carentes de Toledo. “Estamos muito felizes de lançar esse projeto, que é uma parceria entre o Programa de Cooperação Brasil-Reino Unido em Acesso Digital, Anatel e Instituto Campus Party. A partir dele, estudantes de Toledo terão acesso a laboratórios tecnológicos e treinamento de alta qualidade, desenvolvendo habilidades digitais importantes para o futuro. Acreditamos que todas as crianças e adolescentes têm direito a oportunidades iguais, e projetos como esse nos ajudam a construir novas realidades”, finaliza.
Programa Include no país
Com as inaugurações, o Include leva para Toledo toda a infraestrutura necessária para o programa, incluindo mobília e equipamentos de primeira linha para ensino de robótica, computadores, impressoras 3D, óculos de realidade virtual e drones, entre outros.
Nesse momento a iniciativa conta com 68 unidades implantadas em 56 cidades dos Estados de Goiás, Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Bahia, Rio Grande do Sul e Distrito Federal. Até o final do ano mais 20 laboratórios devem ser inaugurados em diferentes regiões do país.
Fonte: Assessoria





