Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Instituto Água e Terra apreende mais de 100 aves silvestres em Toledo

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

A operação ocorreu na região do Jd. Coopagro e os responsáveis não possuíam autorização legal para criação dos animais em cativeiro

Fiscais do Escritório Regional do Instituto Água e Terra (IAT) em Toledo realizaram na terça-feira (11) a apreensão de mais de 100 aves silvestres que estavam sendo mantidas em cativeiro em duas localidades situadas na região do grande Coopagro. A operação foi realizada a partir de uma denúncias registradas no órgão.

Chegando nos locais foram encontradas aves de diferentes espécies, como Trinca-Ferro, Azulão, Coleirinho, Pássaro-preto, Canário-da-terra, 3 Papagaios, dentre outras.

Os responsáveis não possuíam autorização legal para criação dos animais em cativeiro. Foi aplicada sanção administrativa prevista na Lei Federal nº 5197/67 por prática de crime ambiental, além de autos de infração no valor total de R$ 9,5 mil.

AUTORIZAÇÃO – A criação amadora de pássaros silvestres é permitida seguindo as determinações da Portaria IAP nº 174/2015 e Lei Estadual 19745/2018. A pessoa precisa ter cadastro junto ao IAT e manter os animais nas seguintes condições: manter em viveiros ou gaiolas com água limpa, poleiros adaptados para cada espécie, alimento e banheira removível para higienização, entre outras exigências. Cada pássaro deve ter anilhas identificadoras e as gaiolas devem ficar em local arejado e protegido de adversidades climáticas, como chuvas, vento e sol excessivo.

DESTINAÇÃO – As aves foram encaminhadas para a Universidade Federal do Paraná em Palotina para avaliação. Os pássaros serão soltos em área de preservação ambiental na região e os papagaios terão que retornar ao proprietário. “São animais que são muito apegados ao infrator e podem adoecer ou falecer por stress por ausência do dono. Os papagaios aparentam ser bem cuidados”, explica o chefe regional do IAT, Taciano Maranhão.

Fonte: Instituto Água e Terra

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2804 – 24/01/2026

Cotações em tempo real