Foto: Divulgação/IAT

A operação ocorreu na região do Jd. Coopagro e os responsáveis não possuíam autorização legal para criação dos animais em cativeiro

Fiscais do Escritório Regional do Instituto Água e Terra (IAT) em Toledo realizaram na terça-feira (11) a apreensão de mais de 100 aves silvestres que estavam sendo mantidas em cativeiro em duas localidades situadas na região do grande Coopagro. A operação foi realizada a partir de uma denúncias registradas no órgão.

Chegando nos locais foram encontradas aves de diferentes espécies, como Trinca-Ferro, Azulão, Coleirinho, Pássaro-preto, Canário-da-terra, 3 Papagaios, dentre outras.

Os responsáveis não possuíam autorização legal para criação dos animais em cativeiro. Foi aplicada sanção administrativa prevista na Lei Federal nº 5197/67 por prática de crime ambiental, além de autos de infração no valor total de R$ 9,5 mil.

AUTORIZAÇÃO – A criação amadora de pássaros silvestres é permitida seguindo as determinações da Portaria IAP nº 174/2015 e Lei Estadual 19745/2018. A pessoa precisa ter cadastro junto ao IAT e manter os animais nas seguintes condições: manter em viveiros ou gaiolas com água limpa, poleiros adaptados para cada espécie, alimento e banheira removível para higienização, entre outras exigências. Cada pássaro deve ter anilhas identificadoras e as gaiolas devem ficar em local arejado e protegido de adversidades climáticas, como chuvas, vento e sol excessivo.

DESTINAÇÃO – As aves foram encaminhadas para a Universidade Federal do Paraná em Palotina para avaliação. Os pássaros serão soltos em área de preservação ambiental na região e os papagaios terão que retornar ao proprietário. “São animais que são muito apegados ao infrator e podem adoecer ou falecer por stress por ausência do dono. Os papagaios aparentam ser bem cuidados”, explica o chefe regional do IAT, Taciano Maranhão.

Fonte: Instituto Água e Terra