O Programa Hangar Mulheres está com as inscrições abertas! E para motivar você a inscrever a sua ideia e expandir seu negócio, separamos três histórias de empreendedoras que transformaram suas trajetórias profissionais e atualmente, são referências em empreendedorismo no Brasil todo!

Luiza Helena Trajano é a renomada empresária que lidera a holding da Magazine Luiza.

Sua trajetória começou aos 12 anos, quando trabalhou na empresa da família durante as férias escolares. Ao longo dos anos, ela ascendeu na hierarquia da organização e, em 1991, assumiu a posição de presidente. Durante seu comando, a empresa prosperou e se transformou em uma das maiores varejistas do Brasil.

Sob sua orientação, a Magazine Luiza expandiu e atingiu um marco notável, com 1.000 lojas distribuídas em 16 estados brasileiros, estabelecendo-se como uma das principais varejistas do país. Além disso, a empresa consolidou sua presença online por meio do e-commerce, mantendo um quadro de funcionários com mais de 40.000 colaboradores.

Camila Farani é uma figura de destaque na cena empreendedora da América Latina. Sua influência e conquistas são notáveis, tendo sido reconhecida como uma das 500 pessoas mais influentes pela Bloomberg Línea, nomeada Empreendedora do Ano 2022 pela revista IstoÉ Dinheiro e laureada nos Women in Tech Latam Awards.

Camila começou a sua história com o empreendedorismo junto com a sua mãe no “Tabaco Café”, o que a proporcionou um crescimento profissional desde cedo. Hoje, ela é co-fundadora da G2 Capital, membro do Conselho de Administração do PicPay e investidora na Play9. Além disso, é colunista da Forbes, autora do livro “Desistir não é opção”, investidora no programa Shark Tank e fundadora da comunidade Ela Vence, apoiando lideranças femininas e empreendedoras.

Após quase 17 anos no mundo corporativo enfrentando discriminação por ser mulher, nordestina e de origem negra, Ana Fontes deixou seu emprego estável para se aventurar no mundo do empreendedorismo.

Selecionada para o programa 10 Mil Mulheres da FGV, iniciou um blog para compartilhar conhecimento, construindo uma rede de 100 mil mulheres em um ano, resultando na criação da Rede Mulher Empreendedora, a maior rede de apoio a empresárias no Brasil.

Em 2017, fundou o Instituto RME, capacitando mulheres em vulnerabilidade social, com foco em empreendedoras negras, trans, de comunidades e com mais de 50 anos. Seu trabalho já impactou mais de 750 mil pessoas, promovendo o protagonismo feminino no empreendedorismo e ajudando mulheres a conquistar independência financeira.

E sabe o melhor? A renomada Ana Fontes será palestrante na Aula Magna da Trilha de Capacitação do Hangar Mulheres, trazendo toda a sua expertise e visão empreendedora! Não precisamos falar mais nada, né?

Fonte: Assessoria de Comunicação do Parque Tecnológico da Itaipu