Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Iniciada a obra de substituição do bueiro da Avenida Maripá

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Foto: Cleberson Belino

Após diversos estudos para encontrar a melhor solução para o problema de forma definitiva, a Prefeitura de Toledo iniciou, nesta segunda-feira (02), as obras para a recuperação do bueiro da Avenida Maripá. A estrutura cedeu no mês de setembro, devido às fortes chuvas registradas no período e a administração municipal optou por uma intervenção total no local. Para uma resolução de longo prazo será necessário substituir totalmente a atual estrutura por uma nova. Serão investidos R$ 373.899,36 no local.

A troca se dá pelo comprometimento do atual tubo de aço corrugado que fazia a transposição da Sanga Pinheirinho. Para tanto, foi necessária uma ampla análise sobre o potencial hídrico da região do Bairro Santa Clara IV e demais loteamentos da região. “Atualmente, todo o entorno é urbanizado, diferente da época quando foi construída aquela transposição. Um erro no cálculo da quantidade de água pluvial escoando por ali poderia novamente comprometer a estrutura”, explicou o secretário de Planejamento, Habitação e Urbanismo, Norisvaldo Penteado. 

Em visita ao local, o prefeito Beto Lunitti relatou que após a vistoria de agentes da Defesa Civil e servidores da área de engenharia foi identificada a necessidade de uma obra mais complexa do que se apresentava. “Nós nos desculpamos com a população, porém intervir aqui demandou estudos mais aprofundados e a troca da atual estrutura por algo mais resistente e que não demande outras interdições, por conta da importância da Avenida Maripá”. Lunitti disse ainda que o novo bueiro será feito com manilhas de concreto e trocado em ambos os lados da via.

Lunitti ainda relatou que ele mesmo achou que a obra era mais simples, porém acompanhando os trabalhos de escavação e a remoção do atual tubo foi possível entender a complexidade do trabalho. “Por isso vamos trocar tudo durante esse processo. Peço que as pessoas acompanhem na imprensa, nas redes sociais oficiais da Prefeitura, o andamento da obra. Vocês terão a oportunidade de verificar o quanto é complexo e o porquê do início desta obra ter que aguardar um projeto bem realizado. Em determinado momento também teremos que interditar totalmente a via para conclusão da obra, mas será amplamente divulgada essa informação no momento certo”, destacou.

As obras estão sendo realizadas pela Empresa de Desenvolvimento Urbano e Rural de Toledo (Emdur). Conforme o diretor superintendente da autarquia, Ascânio Butzge, os trabalhos devem demorar aproximadamente 60 dias. “Teremos que remover totalmente os tubos comprometidos, posicionar os novos, sendo duas fileiras com manilhas de 2 metros de diâmetro e mais uma de 1 metro de diâmetro, realizar o aterro, as contenções com pedras marroadas, aplicar a pavimentação asfáltica e a construção de calçadas. Vamos deixar o local com todas as condições de trafegabilidade para veículos e pedestres”, concluiu.

Foto: Cleberson Belino

Fonte: Decom/Pref. de Toledo

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2806 – 28/01/2026

Cotações em tempo real