Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Inicia amanhã a 1ª edição do Acampamento Sênior em Toledo

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

O 1º Acampamento Sênior de Toledo inicia amanhã quarta-feira (1º/05) em sítio próprio a esta finalidade na cidade de Terra Roxa, local em que as atividades se estenderão até domingo (05/05). Em seguida, os participantes se deslocam para a Santa Missa, às 18h30, que será celebrada no Seminário Nossa Senhora de Fátima, em Toledo.

Este evento é direcionado ao público sênior, composto por pessoas com 25 anos ou mais, incluindo jovens casais.

O Acampamento é organizado pela Congregação dos Frades Menores Missionários, contando com a orientação espiritual de Frei Gabriel e Frei Leonardo, e com a coordenação geral de Marcelo Marques, Kleberson Alves dos Anjos, Cleides Bispo e Alexandra Barella.

O conceito de acampamentos na Igreja Católica, foi adaptado e espiritualizado pelo teólogo J.H. Prado Flores, no México, e visa resgatar o ser humano em situações difíceis, como conflitos familiares, depressão, dependências químicas e outros. Essa iniciativa tem suas raízes no Projeto Evangelização 2000, incentivado pelo Papa João Paulo II em 1983.

Os acampamentos são organizados de acordo com faixas etárias específicas, desde pré-mirim até casais, cada um com seu coordenador responsável. O convite para participar dos acampamentos é feito conforme as vagas disponíveis. Além disso, há oportunidades para trabalhar durante o evento, com seleção feita com base nas necessidades de cada setor.

O objetivo do acampamento é possibilitar a comunhão com o sagrado e reforçar a fé católica, com o anúncio das verdades da fé, através de dinâmicas, pregações, missas, testemunhos e desafios.

Desejamos aos campistas um abençoado acampamento!

ACAMPAMENTOS, FERRAMENTAS DE EVANGELIZAÇÃO

Natureza e definição 

A Diocese de Toledo adota os Acampamentos como serviço de evangelização, particularmente de anúncio do Querigma às crianças, adolescentes e jovens. Da mesma forma que outras realidades eclesiais tiveram seu tempo forte, seu auge, na evangelização em tempos recentes, hoje os Acampamentos constituem uma forma atraente para evangelizar as novas gerações.

Histórico 

A Evangelização 2000 foi um movimento originariamente nascido no México, na década de 80, pelas mãos de José H. Prado Flores e do Pe. Tom Forrest (posteriormente dirigido por outros leigos e sacerdotes católicos), e era uma iniciativa que visava entregar um mundo mais evangelizado no Novo Milênio. Dentre as várias ações e cursos que o movimento propunha, nasceu o Acampamento Juvenil, que tinha como objetivo levar os jovens a um processo de imersão no Evangelho, em um sítio onde se anunciava o querigma, servindo-se de um conjunto de experiências vivenciais, desafios e outras dinâmicas, estimulando-os à reflexão e à partilha de suas vidas. 

No Brasil, o primeiro Acampamento foi realizado em 1991, em Brasília (DF), reunindo lideranças de todo o país. Desse Acampamento, formaram-se diversas equipes em todo o território nacional, como em Franca (SP) e Petrópolis (RJ), ainda na década de 90.

Em seguida, essa experiência começou a se espalhar pelo Brasil, porém agora, não mais vinculado ao movimento original, mas como um serviço de evangelização independente, que passou a ser adaptado para crianças, adolescentes, jovens, adultos e casais, dentre outros públicos-alvo, sendo assumido por paróquias, novas comunidades, ordens religiosas e afins, como uma ferramenta de serviço e de evangelização.

Objetivos do Acampamento 

I- Acolher todos os cristãos: os que foram batizados e que hoje apresentam-se como não evangelizados; os que por algum motivo se afastaram da Igreja; os engajados necessitados de renovação e fortalecimento na caminhada de fé e conversão; bem como os não cristãos que queiram conhecer a espiritualidade cristã e a Igreja Católica; 

II- Levar adultos, jovens, adolescentes e crianças a uma experiência pessoal e profunda com Jesus Cristo e, assim, crescerem no seu relacionamento com Deus, consigo mesmos, com o outro e com a natureza; 

III- Reconhecer, na experiência da convivência em pequenos grupos, a importância da partilha da própria vida, o exercício da solidariedade, da fraternidade, do serviço e da prática concreta do Evangelho; 

IV- Apresentar uma espiritualidade que leve a um processo de conversão permanente, através de uma vida de oração e de comunhão com Deus mais intensa; bem como uma participação mais consciente dos sacramentos da Igreja; 

V- Engajar os campistas na vida eclesial das comunidades paroquiais; bem como iniciá-los numa formação mais profunda (catequética, bíblica e litúrgica), comprometida com a Igreja e com o Reino de Deus (serviços, pastorais e movimentos).

Espiritualidade do Acampamento 

A espiritualidade vivida nos Acampamentos é essencialmente querigmática, ou seja, o que se quer, o tempo todo, é buscar a Deus, abrir-se a Ele e encontrá-Lo pelo anúncio e acolhimento do seu plano de salvação em Jesus Cristo. Destacam-se alguns elementos sempre presentes e marcantes: 

I. Centralidade em Jesus Eucarístico, que permanece exposto para perene adoração pela equipe de intercessão na capela, desde o início até o final das atividades, em todos os dias dos Acampamentos; e, também, pelas celebrações diárias da Santa Missa; 

II. Forte devoção mariana, seja pelos momentos vividos pelos campistas dedicados à Nossa Senhora, seja pela recitação frequente do terço por toda a equipe de serviço; 3 Documento oficial 

III. Ênfase no resgate e construção da família, seja pela valorização dos relacionamentos familiares, seja pela necessidade de vivência do amor e do perdão na família. A formação para a equipe de serviço do Acampamento se fundamenta no tripé: “humildade, oração e obediência”. A esse tripé se soma o dueto da pertença e do compromisso como atitudes que fortalecem o crescimento comunitário e a responsabilidade de cada um na obra de Deus.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Diocese de Toledo

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2809 – 18/02/2026

Cotações em tempo real