Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Informe semanal da dengue registra mais 3.302 casos e três óbitos no Paraná

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Foto: divulgação

A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) divulgou nesta terça-feira (20) o novo informe semanal da dengue. Foram registrados mais 3.302 casos da doença e três óbitos. Os dados do novo ano epidemiológico 2025 totalizam 196.155 notificações, 60.883 diagnósticos confirmados e 55 óbitos em decorrência da dengue no Estado.

Ao todo, 397 municípios já apresentaram notificações da doença, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, e 366 tiveram casos confirmados.

Os novos óbitos ocorreram entre março e abril, sendo dois homens e uma mulher, com idades entre 70 e 75 anos, dois deles com comorbidades. Os pacientes residiam em Apucarana, na 16ª Regional de Saúde (RS) de Apucarana; Florestópolis e Sertanópolis, na 17ª RS de Londrina.

As regionais com mais casos confirmados neste período epidemiológico são a 17ª RS de Londrina (14.483); 14ª RS de Paranavaí (10.942); 15ª RS de Maringá (7.847); 19ª RS de Jacarezinho (4.169); e 12ª RS de Umuarama (3.809).

OUTRAS ARBOVIROSES – A publicação inclui ainda dados sobre chikungunya e Zika, doenças também transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

Foram confirmados 3.321 casos de chikungunya, 7.280 notificações da doença e o primeiro óbito no Estado. Trata-se de uma mulher de 93 anos, sem comorbidades, residente em Cascavel (10ª Regional de Saúde), região Oeste. Em relação ao vírus Zika, até o momento foram registradas 67 notificações, sem nenhum caso confirmado.

Ainda neste informe, a Sesa publica os casos autóctones de Oropouche no Estado, nos municípios de Adrianópolis (14 casos autóctones) e Morretes (um caso autóctone), além do registro de um caso importado do município de Arapongas (importado do Espírito Santo).

FEBRE OROPOUCHE – A febre Oropouche é causada pelo vírus Orthobunyavirus oropoucheense (OROV), transmitido principalmente pelo inseto Culicoides paraensis, conhecido como maruim ou mosquito-pólvora. Após picar uma pessoa ou animal infectado, o vetor pode transmitir o vírus a outras pessoas.

Os sintomas da febre Oropouche são semelhantes aos de outras arboviroses, como dengue e chikungunya. Entre os principais sinais estão: febre de início súbito, dor de cabeça, dores musculares e articulares, tontura, náuseas, vômitos, dor retro-ocular, calafrios e sensibilidade à luz. Em casos mais raros, especialmente em pessoas imunocomprometidas, podem ocorrer complicações como meningite asséptica e meningoencefalite, além de manifestações hemorrágicas leves.

Confira o Informe Semanal completo AQUI. Mais informações sobre os dados da dengue estão neste LINK.

Fonte: AEN

Veja também

Previsão do Tempo

Mais previsões: Meteorologia 25 dias

Cotação em Tempo Real

Cotações em tempo real