Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

INFORMATIVO COAMO: TI participação com produtos e serviços de qualidade na Coamo e Credicoamo

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

O crescimento e a solidez da Coamo em cinco décadas foram sustentados pela participação dos cooperados e eficiente administração, que ao longo dos anos foi evoluindo, acompanhando os passos da cooperativa. Com 50 anos, a Coamo teve desde a sua fundação uma grande transformação não só de pessoas, mas de toda a estrutura administrativa.

HISTÓRIA – O antes CPD (Centro de Processamento de Dados), agora Gerência de Tecnologia da Informação (GTI), teve participação essencial na evolução tecnológica da Coamo. No início em 1977 informatizou os processos utilizando as tecnologias da época e desde então, vários sistemas foram implementados para atender as demandas e necessidades da cooperativa. Até 1976 todo o processamento da cooperativa era feito manualmente ou por sistemas mecanizados.

MODERNIDADE – Nos anos 1980, a cooperativa fez um grande investimento, adquirindo o que havia de mais moderno. As máquinas Mainframes deram um grande salto na informatização, gerindo as funções internas da cooperativa. Esse modelo de sistema seguiu até 1997, quando foi implantado o Uniface, que atuou em paralelo com o Mainframe até 2001, momento que a Coamo incorporou o Uniface como sistema padrão.

BANCO DE DADOS – De acordo com Ailton de Almeida Queiroz, gerente de Tecnologia da Informação da Coamo, existe um conjunto de aplicações para atender os setores da cooperativa, nas áreas interna ou externa. “Com a evolução da internet o cooperado passou a acessar o banco de dados que ele tem na Coamo, por meio de um aplicativo web chamado ´Cooperado Online´. Ele pode gerenciar a sua atividade e realizar transações digitais”, afirma.

NOVAS FERRAMENTAS – Ailton Queiroz informa que outras ferramentas como o Mobilidade Agronômica e Veterinária, o Gestor Rural e o Aplicativo Coamo – produto mais recente lançado pela cooperativa- foram desenvolvidos dentro da própria Coamo para aprimorar o trabalho da cooperativa com o cooperado. “Todas as informações são sincronizadas para agilizar o trabalho. Temos também o ´Coamo Fretes´ que tem a interação da cooperativa com transportadoras. Sem contar, trabalhos realizados na Credicoamo, possibilitando ao cooperado realizar todas as transações bancárias por meio do Internet Banking/Mobile.”

SUPORTE E SEGURANÇA – O conjunto de tecnologias está armazenado de forma segura permitindo que as informações sejam acessadas a qualquer momento e as atividades não parem. “Por trás do atendimento em todas as unidades da Coamo há um suporte de tecnologia da informação. Isso dá condições para que as transações sejam realizadas de forma rápida e segura. Temos dois grandes datas centers instalados em Campo Mourão e estamos construindo um outro mais moderno. Esse aparato tecnológico dará tempo para que a Coamo possa projetar o sistema em uma versão Cloud [armazenamento em nuvem]” explica.

INOVAÇÃO – Este é um conceito que vem ganhando força nas comunidades empresariais e sociais, e significa a melhoria de algo, ou seja, com apresentação por exemplo, de uma ideia completamente nova, ou melhoria de processos, metodologias e jeito de se fazer alguma coisa.  Com 50 anos de existência, a Coamo vem praticando muito nos últimos anos a inovação, pois a cooperativa não pode parar.   Olhando para o futuro com os propósitos do presente, de analisar e prospectar novos negócios dentro do processo de inovação na Coamo, foi criado recentemente a Assessoria de Inteligência de Negócios – Insumos Agropecuários, subordinada a diretoria de Suprimentos e Assistência Técnica. Para apoiar este trabalho, a diretoria criou nesta Assessoria o departamento de Tecnologia e Inteligência de Dados para Negócios, ligado diretamente a GTI.

FUTURO – Para o gerente de Tecnologia de Informação, as tecnologias utilizadas ajudaram a encaminhar a Coamo para a posição em que se encontra atualmente. Porém, há um grande trabalho em andamento para projetar a cooperativa rumo ao futuro. “A interação entre cooperado e Coamo será ainda maior por meio de aplicativos. Novos serviços serão incluídos para ele acessar tudo que precisa de qualquer lugar”, prevê Ailton Queiróz.

Fonte: Coamo

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2785 – 18/06/2025

Cotações em tempo real