Empreender no meio rural nem sempre é tarefa fácil. Além investimento é preciso ter visão de mercado e olhos atentos para as oportunidades que porventura, surjam no dia a dia da atividade. Na família Silva, de Cruzmaltina (Centro-Norte do Paraná), o empreendedorismo é uma virtude absorvida desde cedo, ainda com o patriarca, seu Noel Francisco da Silva, que na década de 1990 resolveu investir no cultivo de uma fruta até então desvalorizada, mas que hoje em dia se tornou a “galinha dos ovos de ouro” da propriedade: o abacate.

A virada na valorização da fruta aconteceu a partir do momento em que o abacate foi descoberto como fonte de gordura boa, que contribui na diminuição do colesterol e consequentemente na melhoria da saúde. “Tínhamos poucos pés, mas daí em diante passamos a cultivar uma área maior e também aumentar a variedade”, conta Alex, filho do seu Noé, que herdou a visão de negócio do pai e não se arrepende do investimento lançado, cujos resultados são expressivos. “Hoje trabalhamos com cinco variedades diferentes e conseguimos colher o ano todo em uma área de 11 alqueires e meio e 2.500 pés de abacate”, conta Alex, orgulhoso da história que vem construindo.

Para produzir com eficiência, a fruta exige cuidados que vão além de um simples cultivo. É preciso ter paciência e investir em manejo e mão de obra. “Como toda cultura o abacate também requer cuidados como análise de solo, pulverizações constantes contra pragas e doenças e também adubação. É uma fruta que come muito adubo para produzir bem. Sem contar a mão de obra que é constante, tanto no trato cultural como na colheita, que é feita toda de forma manual”, esclarece.

Ouça: http://www.coamo.com.br/site/player/11214

Fonte: Coamo