Infelizmente, o assalto realmente aconteceu, mas não foi em Toledo.

Por Fernando Braga

Circulam em Toledo, pelos aplicativos de celular, informações de um suposto assalto que teria ocorrido no Jardim Panorama, na tarde de ontem (23/02), cometido por bandidos armados que se disfarçaram de policiais federais para cometer o crime. Entretanto, isso aconteceu na cidade de Foz do Iguaçu, que tem um bairro homônimo ao de Toledo.

Muitas pessoas de Toledo estão compartilhando nesta sexta-feira (24/02) as informações falsas de que o crime ocorreu nesta cidade, o que tem gerado preocupação nos moradores toledanos. Para esclarecer o ocorrido, a Gazeta de Toledo procurou a Polícia Federal de Foz do Iguaçu, que confirmou a ocorrência do assalto e explicou que o crime está sob investigação da 6ª SDP.

Os agentes da PF de Foz estão acompanhando o caso e auxiliando a Polícia Civil na investigação e identificação dos envolvidos.

[bsa_pro_ad_space id=17] [bsa_pro_ad_space id=15]

Também procuramos a 20ª SDP e o 19º BPM, em Toledo, para saber se as autoridades policiais da cidade estão sendo procuradas por moradores que estejam preocupados ou assustados com a falsa notícia de que o caso tenha acontecido aqui. As duas corporações solicitaram à nossa Reportagem que esclareça a população e informe que tal crime não aconteceu em Toledo, já que, coincidentemente, temos também um bairro denominado Jardim Panorama em nossa cidade.

Para impedir a propagação de Fake News, não vamos reproduzir aqui as fotos e os áudios que chegaram à nossa Redação e nem os vídeos do assalto que nos foram repassados pela Polícia Federal. Dessa forma, contribuímos para impedir que pessoas mal-intencionadas extraiam esses vídeos e áudios e utilizem para assustar os moradores de Toledo.

O crime por si só já é bastante assustador, pois foi cometido com uso de muita violência, onde um casal foi feito refém dentro de casa por três homens que utilizavam coletes com a identificação da Polícia Federal. Os assaltantes estavam na rua, em um carro preto, e aguardaram o morador chegar a sua casa. Quando ele chegou em seu carro e abriu o portão eletrônico para entrar na garagem, os marginais o supreenderam e anunciaram o que seria uma ação policial, dizendo que estavam checando uma denúncia de que havia drogas no imóvel.

Depois que os assaltantes entraram na residência, o marido, abordado na entrada da garagem, e a mulher, que estava dentro do lar, foram submetidos à tortura psicológica para entregar o dinheiro que supostamente estaria guardado em um cofre. O dono da casa confirmou que havia um cofre na residência, mas explicou que só servia para guardar documentos de sua empresa, e que no local não havia dinheiro, enquanto ele e a esposa eram o tempo todo ameaçados de morte. Por duas vezes, conta a mulher em um dos áudios, os assaltantes chegaram a enfiar o cano de uma arma dentro de sua boca. Em seguida, ao perceber que relamente não havia dinheiro na casa, os assaltantes colocaram o casal de joelhos sobre a cama e avisaram que iriam matar os dois. Diante de muita aflição do casal, que implorava para não morrer, os criminosos foram embora.

Assim que os bandidos deixaram a residência, a mulher, aos prantos, gravou um áudio comunicando o ocorrido. Esse e outro áudio, que menciona o nome do bairro como Jardim Panorama, chegaram a Toledo e por isso é importante tranquilizar a população e esclarecer que, embora infelizmente tenha ocorrido, esse crime aconteceu em Foz do Iguaçu.