Da Redação
O Parque Nacional do Iguaçu registrou um momento histórico para a conservação da fauna brasileira. Pela primeira vez, câmeras de monitoramento captaram em vídeo a presença de um Uiraçu (Morphnus guianensis), uma das aves de rapina mais raras das Américas. Considerada ameaçada de extinção, a espécie é conhecida por seu porte imponente e por necessitar de vastas áreas de floresta preservada para sobreviver.
O flagrante, ocorrido nesta terça-fedira (12/8), é resultado de um trabalho contínuo e minucioso de monitoramento da fauna realizado diariamente no Parque. De acordo com a administração da unidade de conservação, a ocorrência do Uiraçu no local reforça a importância da preservação da Mata Atlântica e comprova que a área segue sendo um refúgio vital para espécies ameaçadas.
Segundo especialistas, a presença da ave é um indicativo da qualidade ambiental do Parque, que oferece condições ideais para a reprodução e alimentação do Uiraçu. “Proteger o Parque é garantir que ele possa abrigar e revelar seus segredos mais raros”, ressaltou a equipe responsável pelo registro. O vídeo se soma a outros importantes registros que evidenciam o papel do Parque Nacional do Iguaçu como guardião da biodiversidade.
Assista, a seguir, o registro feito no Parque Nacional do Iguaçu. O vídeo, aqui reproduzido, foi extraído do perfil do Projeto Onças do Iguaçu no Instagram (@oncasdoiguacu).