Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Inédito: Uma das aves de rapina mais raras das Américas é filmada pela primeira vez no Parque Nacional do Iguaçu

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
A ocorrência do Uiraçu no local comprova que a área segue sendo um refúgio vital para espécies ameaçadas. Foto: Reprodução/Vídeo

Da Redação

O Parque Nacional do Iguaçu registrou um momento histórico para a conservação da fauna brasileira. Pela primeira vez, câmeras de monitoramento captaram em vídeo a presença de um Uiraçu (Morphnus guianensis), uma das aves de rapina mais raras das Américas. Considerada ameaçada de extinção, a espécie é conhecida por seu porte imponente e por necessitar de vastas áreas de floresta preservada para sobreviver.

O flagrante, ocorrido nesta terça-fedira (12/8), é resultado de um trabalho contínuo e minucioso de monitoramento da fauna realizado diariamente no Parque. De acordo com a administração da unidade de conservação, a ocorrência do Uiraçu no local reforça a importância da preservação da Mata Atlântica e comprova que a área segue sendo um refúgio vital para espécies ameaçadas.

Segundo especialistas, a presença da ave é um indicativo da qualidade ambiental do Parque, que oferece condições ideais para a reprodução e alimentação do Uiraçu. “Proteger o Parque é garantir que ele possa abrigar e revelar seus segredos mais raros”, ressaltou a equipe responsável pelo registro. O vídeo se soma a outros importantes registros que evidenciam o papel do Parque Nacional do Iguaçu como guardião da biodiversidade.

Assista, a seguir, o registro feito no Parque Nacional do Iguaçu. O vídeo, aqui reproduzido, foi extraído do perfil do Projeto Onças do Iguaçu no Instagram (@oncasdoiguacu).

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2807 – 29/01/2026

Cotações em tempo real