A industrialização da produção local gerada pelos agricultores e pecuaristas de Toledo é uma preocupação do presidente do Sindicato Rural Patronal, Nelson Gafuri. Em reunião com o diretor de Desenvolvimento Agropecuário e Abastecimento, Luiz Carlos Bombardelli, ele apontou a necessidade do governo municipal estimular empresas locais e, não sendo possível, buscar empresas consolidadas, para a transformação da produção.
“Ocupamos o primeiro lugar no Valor Bruto da Produção Agropecuária no Paraná, mas podemos ir além”, destacou Gafuri. Na sua opinião, existe muita produção que ainda pode passar pelo processo de industrialização, gerar mais empregos e renda para as famílias e, consequentemente, mais impostos para o município. “Muitos produtos saem de Toledo e são industrializados em outras cidades. Precisamos reverter isso”, considera.
Gafuri defende que é preciso investir esforços na atração destas empresas, propor condições – se for o caso de incentivos – e ter posições firmes junto ao Estado para que atenda rapidamente as demandas de infraestrutura logística de Toledo.
Bombardelli acatou a opinião de Gafuri, considerando esse grande desafio que deve entrar no debate com empresas e/ou cooperativas locais. A proposta de potencializar a industrialização da produção local faz parte de uma série de demandas do setor agropecuário de Toledo.