Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Indústria de produção de tanques pré-moldados em concreto será inaugurada em Nova Santa Rosa

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

Da Redação

Nesta terça-feira, 26, às 19h, a empresa BetonGerman, em parceria com as cooperativas Ambicoop, Coopersan, Coogesmar, Cooperpont, e Programa Green Fuels Paraná, inaugura em Nova Santa Rosa, a primeira indústria de produção de tanques pré-moldados em concreto CSTR, para atendimento da infraestrutura de biodigestão do Programa de Saneamento Rural e Biocombustíveis do Oeste do Paraná. “Foram investidos mais de R$ 2 milhões entre aquisição de área e infraestrutura. Para a solenidade estão sendo aguardados a presença de vários prefeitos, secretários de Estado, empresários da Alemanha e agricultores de diversos municípios. Teremos a presença do consulado da Alemanha. O consulado será representado pelo vice-cônsul de São Paulo, Sr. Joseph Weiss”, relata um dos diretores do Programa Green Fuels Parana, Neudi Mosconi.

CSRT – Os tanques CSTR possuem peças de 8 e 6 metros de altura e diâmetro de até 36 metros de fácil construção. No modelo é possível construir um tanque de biodigestão em apenas uma semana.  É uma grande bacia de concreto.

“É um recipiente de reação onde os reagentes, reativos e, com frequência, saem simultaneamente do tanque. Ou seja, se coloca nesses grandes tanques a biomassa residual – e acrescenta bactérias, que fazem a degradação da matéria orgânica em gás – biogás. São tanques de alta eficiência e performance”, explica Mosconi.

De acordo com ele, a agitação e aquecimento constantes, fase mesofílica, ou seja, sempre os dejetos ficarão num ambiente com temperatura de 38 a 40 graus, 365 dias do ano e 5 mil metros cúbicos de biomassa de capacidade.

Indústria de produção de tanques pré-moldados em concreto sendo construída. Foto: arquivo pessoal

BETONGERMAN – O surgimento do BetonGerman é um resultado de dois empresários do Brasil e da Alemanha, que investiram com fundos privados, pois acreditam no futuro de um novo mercado nacional de biodigestão e grandes reservatórios pré-fabricados. Sendo construídas com as mesmas técnicas sofisticadas e eficientes como as que se estabeleceram na Alemanha, permitindo alta eficiência e durabilidade.

Segundo Mosconi, a indústria permitirá atender outros empresários dentro do Paraná e fora dele, replicando desta forma o conceito com redução significativa dos custos de construção de sistema de Biodigestão de alta performance.

Neudi Mosconi é articulador deste projeto. Ele que esteve na Alemanha junto com o Helmut e o Dieter da MeLe Biogás GmbH onde iniciaram o processo de transferência desta tecnologia para o Brasil. “Depois iniciamos um processo de integração de parceiros locais, o que pesou na definição com o empresário Geraldo Zimmermann, de Nova Santa Rosa, foi a facilidade de comunicação entre os envolvidos”, afirma.

GREEN FUELS – O programa Green Fuels Paraná tem o objetivo de realizar a gestão, tratamento e transformação dos dejetos e resíduos da cadeia de produção e industrialização de proteína animal e outras biomassas do Oeste do Paraná, produzindo biocombustíveis, fertilizantes orgânicos e créditos de carbono.

De acordo com a empresa BetonGerman, em parceria com as cooperativas Ambicoop, Coopersan, Coogesmar, Cooperpont, e Programa Green Fuels Paraná, essa indústria é um esforço coletivo e privada com apoio do poder público a fim de implementar ações de Desenvolvimento Sustentável, no âmbito do que propõe o pacto de global pela descarbonizarão do planeta a partir de implementação da chamada “Agenda 2030”.  

Programação:

Abertura – solenidade de inauguração da fábrica

Falas das lideranças presentes

Apresentação do Programa Green Fuels Paraná   

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2787 – 08/07/2025

Cotações em tempo real