Sessão adaptada do filme ‘Divertidamente 2’. Foto: arquivo pessoal

Por Marcos Antonio Santos

As pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) de Toledo terão, neste domingo, dia 21, às 13h30, uma sessão especial de cinema adaptada para elas. Será no Cine Panambi, onde assistirão ao filme ‘Meu Malvado Favorito 4’, em 2D e dublado. Os ingressos custam R$ 14,00 e podem ser adquiridos diretamente na bilheteria do cinema.

A sessão será projetada para proporcionar uma experiência mais confortável e acessível. Essas sessões especiais geralmente incluem as seguintes adaptações:

Som Reduzido: O volume do filme é mais baixo do que o habitual para evitar desconforto auditivo.

Luzes Acesas: As luzes da sala de cinema são mantidas acesas em um nível baixo para criar um ambiente mais acolhedor.

Ambiente Flexível: As crianças podem se movimentar e falar à vontade, sem a expectativa de silêncio absoluto.

Preços Reduzidos: Alguns cinemas oferecem preços especiais para essas sessões.

Horários Especiais: Essas sessões podem ser realizadas em horários menos movimentados para evitar grandes multidões e ruídos excessivos. As exibições não contam com propagandas comerciais e trailers.

Foto: ilustração

VIDA – A presidente interina da Associação dos Autistas de Toledo, Roseli da Lima de Oliveira, tem uma filha de 21 anos chamada Amanda Lima de Oliveira. Ela disse que, na verdade, a filha já é adulta, mas a mentalidade dela é de uma criança de 5 a 7 anos. A mãe comentou que alguns filmes infantis a filha gosta, outros não.

Roseli disse que essa sessão especial está sendo organizada pela Associação e pelo cinema pela segunda vez. Ela menciona que recentemente foi exibido aos autistas o filme ‘Divertidamente 2’. “Na última sessão, onde foi o ‘Divertidamente 2’, havia em torno de 130 pessoas, entre autistas e familiares. As mães que participaram falaram que foi maravilhosa a sessão, foi muita descontração, onde as famílias se sentiram à vontade e livres, sem preocupação de olhares das outras pessoas e julgamentos, porque ali dentro estavam apenas as pessoas autistas e familiares que já conhecem o comportamento de seus filhos”.

AUGUSTO – Lediana Knak Balabuch, mãe de Augusto Knak Balabuch, de 8 anos de idade, disse que já levou nesta semana o filho para assistir ‘Meu Malvado Favorito 4’. Ela avalia que os autistas terem uma sessão especial de um filme no cinema é uma grande vitória, e que o filho já participou de uma sessão adaptada.

“Levei ele e o irmão no Cine Panambi, e Augusto gosta muito do cinema, gostou bastante da sessão adaptada. Na verdade, ele gosta do cinema, e a sessão adaptada foi um plus, porque foi uma sessão preparada para eles, onde os autistas podiam agir da forma como são, sem máscaras. Houve muitas crianças autistas que ficaram de pé a sessão inteira, outras que ficaram dentro do ambiente com suas famílias. Algumas crianças precisaram correr, conversar, falar alto. O Augusto tem bem claro o entendimento de que, no cinema, precisamos fazer silêncio, que as luzes vão apagar e o som será um pouco mais alto. Porém, a parte de ir direto ao filme, sem propaganda, com uma luz não totalmente desligada e um volume mais baixo, acabou se tornando mais agradável para ele. Eu percebi isso, apesar de ele não apresentar esses sinais como dificuldade”.

“É de grande valia essa sessão adaptada, acredito ser muito importante para as crianças que têm dificuldade e para as famílias que não conseguem levar seus filhos ao cinema por conta da luz, do escuro e do barulho. Então, eu acho que é muito importante, sim, e sem contar a visibilidade da causa. Nós estamos sendo vistos, os autistas estão sendo vistos, estão sendo percebidos, estão sendo importantes para a sociedade. Conseguir uma sessão adaptada para eles, numa cidade com tantos mil habitantes, é uma vitória. Eu considero como uma vitória, porque vejo como se a sociedade estivesse nos enxergando, nos recebendo e nos acolhendo”, afirma Lediana Knak Balabuch.