Na manhã desta sexta-feira (8), a Câmara de Toledo organizou audiência pública para debater a inclusão da Marcha para Jesus no Calendário Oficial de Eventos do Município de Toledo (Projeto de Lei n° 103/2025). Em tramitação no Legislativo, a proposta foi elaborada pelos vereadores Professor Oseias (PP) e Valtencir Careca (PP).
Em 2025, a 3ª Marcha para Jesus foi realizada no dia 26 de julho em Toledo, com o tema “Clamor por Toledo”. Fiéis caminharam da Praça Willy Barth até o Lago Municipal. O evento é organizado pela Igreja Assembleia de Deus, com apoio da Associação de Ministros Evangélicos de Toledo (AME). Segundo a justificativa do PL, a celebração “reúne representantes de diversas denominações cristãs e é aberta a toda a população, independentemente de credo religioso”.
O projeto pretende inserir a Marcha no último sábado do mês de julho no calendário oficial. A organização do evento será de responsabilidade única e exclusiva da instituição promotora, com recursos próprios. Caso aprovada, a iniciativa possibilita parcerias entre a equipe organizadora e o Poder Executivo. Sobre a base legal da realização com apoio do poder público, Professor Oseias citou decisões dos Tribunais de Contas de Minas Gerais, São Paulo e Rondônia, que amparam a participação estatal para apoio de eventos religiosos, de forma a considerar o caráter sociocultural, político, assistencial ou econômico.
Autor do texto, Professor Oseias reforçou a importância cultural e religiosa do evento. “Somos um país laico, mas não um país que rechaça a manifestação religiosa. Somos um país laico, mas lembrando que, neste país laico, a maior parte da população é de profissão de fé cristã. Aqui, no nosso Parlamento, nós temos um símbolo: a cruz. Para muitos, é um símbolo religioso simplesmente, mas faz parte também da cultura do país”, disse.
Além da motivação religiosa, o parlamentar apresentou argumentos do campo econômico para a inclusão da celebração no Calendário de Eventos. “O evento Marcha para Jesus em Toledo está ganhando corpo e já movimentou uma multidão. Quiçá, no próximo ano, ainda mais acrescido. Quando você busca os dados e o movimento econômico nos eventos da Marcha para Jesus, você vê o impacto na rede hoteleira dos municípios, no giro do comércio e no entorno em que se concentra o evento. Há um giro econômico, ou seja, as pessoas que vão para a Marcha acabam participando e gerando também essa participação na economia do Município”, argumentou Oseias.
A audiência pública contou com a participação de autoridades religiosas locais. O pastor Vicente Paulo Mariano, presidente da Assembleia de Deus Toledo, classificou o evento de devoção como uma forma de pedir bênçãos à cidade. “A Marcha em Toledo não tem ideologia religiosa, muito menos política. É um grupo de crentes ‘doidos’ saindo pelas ruas. Inclusive, tem fotos [dos participantes] ajoelhados no asfalto quente, orando por essa cidade. Acho que isso tem que ter algum valor. Não eram duas ou três pessoas, eram milhares de pessoas. Pais com crianças, avós com seus netos, andando pelas ruas da cidade. O que para alguns, de fato, é uma loucura; para nós, é um prazer. Tudo o que a gente fez e fará é para abençoar essa cidade”, relatou.
O pastor relatou que a organização para um dia de Marcha dura em torno de seis meses, sem custos ao caixa da Igreja ou aos cofres públicos. O representante reiterou que o evento não tem dono. “A Marcha é de Toledo. Não é da Assembleia de Deus e não é minha, não fui eu que idealizei. Simplesmente, estamos coordenando para que ela aconteça”.
Os vereadores presentes elogiaram e garantiram apoio ao projeto. O Pastor Vicente Mariano confirmou a realização da Marcha para os anos seguintes. “Independente de constar no Calendário Oficial ou não, eu quero dar a minha palavra que ela vai acontecer. Ela constar no Calendário, para nós, será honroso”, prometeu.
A audiência pública foi convocada pela Comissão de Educação, Cultura e Desporto (CEC). Assim como as outras duas audiências da semana, Sergio Japonês (PL), vice-presidente, comandou os trabalhos. O secretário Valdir Gomes (União Brasil) e os integrantes Luís Fritzen (PP), Professor Oseias (PP) e Professor Genário (MDB) completaram a mesa da Comissão. Durante o encontro, um vídeo com momentos da última Marcha para Jesus na cidade foi exibido. Os organizadores estimam que milhares de cristãos participaram do evento. O vídeo da audiência pública está disponível no Canal do Youtube da Câmara: https://www.youtube.com/watch?v=qAWKF40TrQY
Fonte: Departamento de Comunicação/Câmara de Toledo