Cursos gratuitos de robótica e cultura maker são oferecidos com aulas no CJU Europa, CJU Coopagro e Unidade Social São Francisco. Foto: Decom/Pref. de Toledo

Estudantes de 8 a 18 anos de idade têm até este sábado (2) para realizar suas inscrições no Programa Include. É uma oportunidade de descobrir o mundo da programação e da robótica de maneira divertida e criativa. São oferecidas 150 vagas para cursos de robótica e cultura maker. As aulas são gratuitas, acontecem uma vez por semana e iniciam na segunda-feira, dia 11 de março. 

O curso está dividido em três turmas, com 50 alunos cada, no CJU Europa, CJU Coopagro e Unidade Social São Francisco. As aulas são práticas e os estudantes irão aprender a construir protótipos, robôs, pilotar drones e trabalhar com impressora 3D.

Para se inscrever clique aqui e siga os passos para a escolha do Estado e depois preencha o cadastro. Para participar dos cursos de robótica, o requisito é ser estudante de escola pública ou bolsista de escola privada. Pessoas fora da faixa etária podem ser aceitas nos cursos se restarem vagas abertas. 

Include – O Programa Include Toledo já formou mais de 150 estudantes nas áreas de programação, robótica e cultura Maker. O Include é um curso de tecnologias da transformação digital que utiliza ferramentas básicas da eletrônica, mecânica e robótica, a partir de uma arquitetura de software e hardware voltadas ao empreendedorismo, oportunizando dessa forma que jovens de baixa renda sejam introduzidos nessas linguagens.

[bsa_pro_ad_space id=17] [bsa_pro_ad_space id=15]

O formato maker de ensino de robótica abrange módulos como: sensores, eletrônica e mecânica, evoluindo para questões mais avançadas e atuais, como programação, algoritmo e lógica, arduino e impressora 3D. Essa metodologia mostra que todos são capazes de construir, consertar e modificar os mais diversos tipos de objetos e projetos, aumentando o nível de conhecimento e a capacitação em ciência e tecnologia.

O Projeto Include é uma iniciativa do Instituto Campus Party, fundado em 2009 com o objetivo de promover inclusão digital, desenvolvimento tecnológico e econômico, assistência social e cidadania.

Nos laboratórios são utilizados recursos como impressora 3D, drones, óculos de realidade virtual, entre outros componentes eletrônicos mais comuns: resistores, capacitores, LEDs, transistores chaves, baterias, etc.

Fonte: Decom/Pref. de Toledo