Ao serem acionadas, as forças de segurança geralmente chegam quando os desordeiros já deixaram o local. Foto: Divulgação

Por Fernando Braga

A população de Toledo convive com uma permanente situação de insegurança desde que o número de moradores de rua passou a crescer na cidade, trazendo problemas que envolvem violência e furtos, além do uso e tráfico de drogas.

A Prefeitura de Toledo parece não conseguir lidar com a problemática e enquanto as autoridades não tomam providências, as pessoas em situação de rua causam mais transtornos e colocam em risco moradores e comerciantes, como aconteceu nesta sexta-feira (26/7), quando um restaurante foi invadido e seu proprietário agredido.

Nossa Reportagem esteve no local e conferiu o inaceitável acontecimento provocado por um morador de rua. De acordo com as pessoas que presenciaram o episódio, na hora do almoço, enquanto clientes faziam suas refeições no Tio Zé Restaurante e Marmitaria, localizado na Vila Industrial, um indivíduo adentrou ao recinto e, de maneira bem atrevida, começou a tocar nos pratos das pessoas. Desordeiro e abusado, ele começou a tirar comida dos pratos e quando foi repreendido, ficou alterado, chegando a agredir com um soco o proprietário, José Manuel Castro Alén.

O Tio Zé, como o empresário é popularmente conhecido, nos conta que o indivíduo, primeiramente, “se serviu um café, saiu, e logo em seguida retornou e foi pegar comida no prato dos clientes”.

“Eu achei que foi uma atitude um pouco ousada e solicitei que ele se retirasse do local, e ele disse que não iria se retirar. E eu insisti para que ele saísse, e quando chegou a porta, a minha esposa falou alguma coisa comigo, eu virei para atendê-la. Nesse momento, ele me deu um soco aqui na cabeça”.

O empresário também relatou que dois clientes intercederam para retirar o morador de rua do local. Além da agressão, chama a atenção o fato de que isso tenha se tornado constante, conforme conta Tio Zé. “Antes da chegada da Guarda Municipal ou da Polícia Militar, eles [os moradores de rua] já deixam o local. E eu tenho tido esse problema diariamente, diariamente. Eu não consegui suportar mais comigo com essa situação”.

“Somente essa semana, é quarta vez que eu tenho problemas”, diz o empresário, que enfatiza que “os problemas são as pessoas em situação de rua entrarem dentro do meu estabelecimento e provocarem [essa desordem] aqui dentro. Isso é o mais assustador. Eles não estão se contentando em criar uma situação de esmola lá na rua. Não é isso, eles estão adentrando ao recinto. Então, a ousadia deles está indo além do que é racional”.

Diante da aparente inércia do Poder Público, os comerciantes e demais moradores de Toledo clamam por uma solução que seja eficaz e urgente.

Confira mais detalhes no vídeo abaixo.