Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Impactos do frio para os moradores de rua em Toledo

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

Por Marcos Antonio Santos

Casa de Passagem atende homens, mulheres, crianças, idosos e migrantes  

Muitos moradores em situação de rua na cidade de Toledo, e são aproximadamente 110, estão se virando como podem para afugentar do frio dos últimos dias. Alguns até montam ‘camas’ protegidas com caixas de papelão, e sempre procuram refúgios debaixo de marquises, a exemplo da Agência dos Correios, centro da cidade, ou em qualquer espaço protegido pelo vento ou a chuva. 

Uns aproveitam a calmaria do centro de Toledo, em um domingo chuvoso do outono, para dormirem o dia todo. Acordam e voltam a dormir novamente até se cansarem do local e sair a procura de outra ‘moradia’ para passar mais uma noite fria com apenas uma surrada cobertinha.

CASA DE PASSAGEM – Para as pessoas que querem um lar, mesmo que seja provisório, mas que possam ter uma cama quente e uma alimentação que aqueça a alma, Toledo tem a Casa de Passagem, que recentemente completou dois anos. Foi inaugurada no dia 5 de maio de 2022.

Nesse período de funcionamento, a Casa já abrigou centenas de pessoas e de muitas nacionalidades, as quais recebem o suporte necessário enquanto buscam um recomeço para suas vidas – algumas delas já superaram a situação de rua em que se encontravam antes de serem encaminhadas ao equipamento público.

De acordo com a secretária municipal de Assistência Social, Solange Silva dos Santos Fidelis, a Casa de Passagem no momento está lotada. “A Casa raramente fica com vagas ociosas. Sempre sendo ocupadas as vagas disponíveis”.

A Casa de Passagem tem capacidade para acolher 31 pessoas, sendo dessas vagas, boa parte são para os homens. Segundo a secretária, o perfil de acolhimento da Casa é bem variável. “Para ter uma ideia temos atualmente média de 50% mulheres e crianças e 50% de homens das diversas faixas etárias. Do total de 31 pessoas, 15 são migrantes. Atualmente da Venezuela, Colômbia e Paraguai”.

Comparativo 2022/2023

De acordo com Solange Fidelis, o perfil de pessoas em situação de rua historicamente é mais de homens adultos. “Muitos dos quais já acessaram a Casa de Passagem, e por diversos motivos acabaram deixando o serviço, parte desses que são desligados ou pedem o desligamento acabam retornando para situação de rua e seguem sendo acompanhados pelo Serviço do CREAS – Abordagem Social”.

ATENDIMENTOS – Em 2022, a Casa de Passagem atendeu 219 pessoas (175 homens e 44 mulheres); em 2023, 340 pessoas (252 do sexo masculino e 88 do sexo feminino. Ainda no ano passado foram recebidos no espaço pessoas de nove países de diferentes, entre eles: Venezuela, Paraguai, Haiti e Senegal. Em 2022 também foram de nove países diferentes. 198 cidadãos do Brasil; 11 da Venezuela; 2 da Argentina, entre outros. “Atendemos nesse público muitas famílias que chegam de outros países e de outras regiões buscando em Toledo oportunidade de trabalho”, revela Solange.

Comparativo 2022/2023

AÇÕES DO MUNICÍPIO – Ela avalia se as ações da prefeitura de Toledo, principalmente neste ano, vêm obtendo consequências positivas na diminuição de moradores de rua na cidade. “Impacta muito, tivemos no ano passado das 330 pessoas acolhidas 93 foram desligadas da Casa de Passagem por superação da situação de rua. Representou 28.18%. Foram disponibilizadas no ano de 2023, 472 passagens, das quais a maioria para atendimento e pessoas em situação de rua, em trânsito, o que significa pessoas que retornam para regiões onde possuem familiares, não permanecendo em situação de rua em Toledo. Os demais atendimentos seguem com orientações, encaminhamentos para saúde e acesso a benefícios, e processo de trabalho constante visando trabalhar a saída da condição de situação de rua”, menciona a secretária Solange Fidelis.

No dia 28, de fevereiro, deste ano, no auditório Acary de Oliveira, a prefeitura de Toledo lançou a campanha: ‘Esmola não dá dignidade!’ Quer ajudar uma pessoa em situação de rua? Ligue 156.

Para acessar a Casa de Passagem é necessário que a pessoa busque pelo atendimento da Equipe Especializada em Abordagem Social no CREAS II – Rua Porto União, 921, Jardim Porto Alegre, telefone (45) 3196-2630 – para que a partir do atendimento observando os protocolos, encaminhará à Casa.

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2786 – 24/06/2025

Cotações em tempo real