Por Marcos Antonio Santos
O III Congresso de Turismo Riquezas do Oeste, em Toledo, será realizado nesta terça-feira, dia 27, e quarta-feira, dia 28, no Centro de Eventos Ismael Sperafico. O tema deste ano é “Turismo de Experiência”. Esse evento é uma excelente oportunidade para discutir e explorar as potencialidades turísticas da região Oeste do Paraná. Também será realizada a I Feira de Experiências Turísticas.
De acordo com Francielly Torres, da comissão organizados do evento, a Adetur, em parceria com as secretarias de turismo municipal e estadual, está organizando o evento. “Nós vamos contar com a participação de profissionais da área de turismo, como agentes de turismo e guias de turismo. Os empreendedores desse setor também são convidados a participar do evento, que inclui capacitações e oficinas de marketing e roteirização. Estamos com a expectativa de um bom público e esperamos atrair pessoas de toda a região para o congresso de turismo. Toledo, por si só, é uma cidade encantadora, com vários pontos turísticos de lazer, tanto urbanos quanto rurais. O que tem se destacado muito em nosso município é o turismo rural, o desenvolvimento dessas propriedades e a capacidade de receber visitantes, transformando suas propriedades em locais acolhedores para receber famílias que possam passar momentos de qualidade junto à natureza. No turismo rural, temos todo esse contato com a natureza, com rios, cachoeiras; é muito bom passar um tempo nesses ambientes”.
Ela avalia que a Feira de Turismo vem justamente para mostrar o que Toledo e região oferecem. “Muitas vezes o toledano não sabe o que sua cidade tem de turístico ou quais opções de lazer podem ser aproveitadas com a família e amigos. Na feira, vamos mostrar o que os associados da Adetur têm a oferecer em suas propriedades. Teremos uma parede de escalada que inclui o turismo de aventura operado pela empresa Bike Trekking. Também haverá degustações de queijos das nossas queijarias: Queijos Stein, Vila Belle, Átani, e Queijaria Flor da Terra. O Rancho Mazzarollo trará um cenário típico de rancho. Para quem quiser tirar fotos com o cavalo de fibra (infelizmente, não é um cavalo real), teremos essa opção. Haverá degustação de vinho da vinícola Wine House. Além disso, a Ivaterapia apresentará seus métodos, introduzindo uma nova terapia associada ao turismo rural. Para expor toda essa parte do turismo de experiência, teremos o Camping Xaxim com fogueira de marshmallows, passeios de quadriciclo, demonstração de como funciona o camping, entre muitas outras atrações”, afirma.
O turismo rural está sendo desenvolvido por pequenos produtores, tornando-se uma segunda fonte de renda para eles, que, à medida que se aperfeiçoam e se consolidam, podem até transformar essa atividade em sua principal fonte de renda. “Nós temos empreendedores que deixaram o ramo da pecuária para se dedicar ao turismo rural e, para isso, estão aprimorando suas propriedades. As propriedades estão sendo bem estruturadas nesse sentido de recepção para oferecer o melhor possível à população e aos visitantes”, menciona Francielly Torres.
Programação:
Terça-feira, 27
8h – Credenciamento para visita guiada no Biopark (13 vagas)
12h – 13h30 Credenciamento
13h30 – 14h15 Abertura oficial do Congresso
14h15 – 15h15 Palestra: SETU
15h30 – 16h15 Palestra SETU
16h15 – 17h15 Palestra – Conectando destinos: O papel da IGR na construção do Turismo de Experiencias – Patrícia Assis – Consultora especializada em Governanças do Turismo
17h15 – 18h45 Homenagem ao alpinista Rodrigo Raineri (in memoriam)
19h – 22h I Feira de Turismo de Experiência
Quarta-feira, 28
8h30 – 10h Palestra Turismo de Experiência – Maisa Silvestre – Sebrae/PR
10h15 – 11h30 Palestra – Rede Paranaense de Trilhas – Sara Fernanda Moraes – RPT e IGR Cataratas e Caminhos
13h30 – 17h30 – Oficinas – Roteirização, Marketing, Infraestrutura
13h30 – 17h30 I Feira de Turismo de Experiência
Inscrições pelo site: https://ww.riquezasdooeste.com/