Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Igreja prepara celebrações para o Dia de Finados

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Foto: Fabio Ulsenheimer/Secom

O Dia de Finados, celebrado em 2 de novembro, é a data em que a Igreja Católica convida os fiéis a recordar, em oração e esperança, todos os irmãos e irmãs falecidos. É um dia de fé na ressurreição e na vida eterna que está na profissão de fé dos cristãos.

Por enquanto, no Decanato Toledo, que compreende as Paróquias localizadas nas cidades de Toledo, Ouro Verde do Oeste e São Pedro do Iguaçu, estão organizadas sete celebrações na véspera, dia 1º de novembro, e outras 24 missas no dia 2. Elas ocorrerão nas igrejas localizadas na sede dos municípios, assim como nas igrejas que estão nos Distritos e Linhas. O número de celebrações deverá aumentar a partir da confirmação das Paróquias.

Em Toledo, por exemplo, o Cemitério Cristo Rei contará com cinco celebrações, sendo três pela manhã e duas à tarde. Outras três missas ocorrerão no Cemitério Jardim da Saudade: duas pela manhã e uma à tarde. A data de Finados é reconhecida como um tempo de oração, penitência e esperança em que as famílias visitam os cemitérios, enfeitam os túmulos e participam da Santa Missa, reafirmando a fé na vida eterna.

INDULGÊNCIAS

Nesta data, Dia de Finados, os fiéis podem alcançar a indulgência plenária para si ou para um familiar já falecido, a fim de encontrar a plenitude em Deus. Para isso, o fiel deverá cumprir um itinerário que prevê: receber o Sacramento da Reconciliação (confissão); participar da Santa Missa e comungar; rezar pelo Santo Padre e suas intenções; e estar desapegado de todo pecado, inclusive dos veniais. Além disso, visitar um cemitério e rezar pelos falecidos. Para os cristãos, a indulgência plenária é um dom de Deus concedido a seus filhos para curar as marcas que os pecados deixaram.

Fonte: assessoria Diocese de Toledo

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2805 – 27/01/2026

Cotações em tempo real