O Dia de Finados, celebrado em 2 de novembro, é a data em que a Igreja Católica convida os fiéis a recordar, em oração e esperança, todos os irmãos e irmãs falecidos. É um dia de fé na ressurreição e na vida eterna que está na profissão de fé dos cristãos.
Por enquanto, no Decanato Toledo, que compreende as Paróquias localizadas nas cidades de Toledo, Ouro Verde do Oeste e São Pedro do Iguaçu, estão organizadas sete celebrações na véspera, dia 1º de novembro, e outras 24 missas no dia 2. Elas ocorrerão nas igrejas localizadas na sede dos municípios, assim como nas igrejas que estão nos Distritos e Linhas. O número de celebrações deverá aumentar a partir da confirmação das Paróquias.
Em Toledo, por exemplo, o Cemitério Cristo Rei contará com cinco celebrações, sendo três pela manhã e duas à tarde. Outras três missas ocorrerão no Cemitério Jardim da Saudade: duas pela manhã e uma à tarde. A data de Finados é reconhecida como um tempo de oração, penitência e esperança em que as famílias visitam os cemitérios, enfeitam os túmulos e participam da Santa Missa, reafirmando a fé na vida eterna.
INDULGÊNCIAS
Nesta data, Dia de Finados, os fiéis podem alcançar a indulgência plenária para si ou para um familiar já falecido, a fim de encontrar a plenitude em Deus. Para isso, o fiel deverá cumprir um itinerário que prevê: receber o Sacramento da Reconciliação (confissão); participar da Santa Missa e comungar; rezar pelo Santo Padre e suas intenções; e estar desapegado de todo pecado, inclusive dos veniais. Além disso, visitar um cemitério e rezar pelos falecidos. Para os cristãos, a indulgência plenária é um dom de Deus concedido a seus filhos para curar as marcas que os pecados deixaram.
Fonte: assessoria Diocese de Toledo




