Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

IFPR, Biopark Educação e Prefeitura de Toledo assinam protocolo de intenções

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

O documento é voltado para a oferta de cursos de formação inicial e continuada e um Mestrado profissional em Educação para professores da rede municipal

O Instituto Federal do Paraná, o Biopark Educação e a Prefeitura de Toledo assinaram na quinta-feira, 23, um Acordo de Cooperação para a criação de um programa de formação docente que vai contemplar cursos de formação inicial e continuada e um mestrado profissional em educação. Participaram da assinatura o fundador do Biopark, Luiz Donaduzzi, o reitor do Instituto Federal do Paraná (IFPR), Odacir Zanatta, o prefeito de Toledo, Beto Lunitti, o diretor do Biopark Educação, Paulo Rocha, o coordenador do Centro de Referência IFPR – Biopark, Renato Guerreiro, a secretária de educação de Toledo, o diretor geral do IFPR – Campus de Assis Chateaubriand, Vicente Sandeski e o pró-reitor de planejamento do IFPR, Paulo Yamamoto.

Segundo o reitor do IFPR, Odacir Zanatta, a proposta está dentro da lei de criação que é a capacitação docente, tanto em nível municipal quanto estadual. “Temos que dar capacitação para o profissional da educação trabalhar e as metodologias ativas são libertadoras. Com isso, a gente vai garantir a permanência dos nossos estudantes na escola, porque tornamos a educação mais dinâmica e consequentemente, isso vai afetar o êxito dele como profissional”, enfatiza.

De acordo com o coordenador do Centro de Referência IFPR – Biopark, Renato Guerreiro, essa é uma iniciativa pioneira no Brasil, na qual uma Instituição Federal de Educação, um Parque Tecnológico Científico e uma Prefeitura Municipal, unem forças para o desenvolvimento de uma proposta inovadora na área da educação. “Toda mudança significativa na educação tem que começar com a base. Os professores municipais atuam justamente nas séries iniciais, a fase mais importante da formação das crianças. Então, trazer inovação para essas fases iniciais é o maior compromisso que temos com as futuras gerações e esse é o maior compromisso que o IFPR tem como missão institucional”, ressalta.

Com a proposta, o IFPR vai ofertar os cursos juntamente com o Biopark, que compartilhará o corpo docente e a infraestrutura. A Prefeitura de Toledo possibilitará que os docentes do município façam essa formação que vai dar condições para que o professor tenha tempo de estudo e que possa aplicar a inovação na sala de aula. Para o prefeito de Toledo, Beto Lunitti, esse é o momento de criar um ambiente de produção de pessoas encantadas e entusiasmadas pelo saber. “Penso que isso que estamos assinando aqui, esse protocolo, é um passo gigantesco para aquilo que é o nosso sonho de criar esse corredor de inovação e de tecnologia e de ser motivador de um ambiente diferente. Assim o Brasil começa a mudar por aqui”, conclui.

O fundador do Biopark, Luiz Donaduzzi ressaltou que após a assinatura do protocolo de intenções, as instituições devem trabalhar em conjunto para construir esse programa, que deve entrar em funcionamento em 2023. “A metodologia ativa é o futuro e agora temos um trabalho gigantesco pela frente. O Biopark tem recurso para dar todo o suporte e nós vamos oferecer a infraestrutura necessária para termos resultados positivos”, finaliza.

Fonte: Assessoria

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2806 – 28/01/2026

Cotações em tempo real