Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

HUOP desenvolve projetos de leitura e pintura para pacientes

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

Dois projetos desenvolvidos pelo setor de Terapia Ocupacional do Hospital Universitário do Oeste do Paraná, proporcionaram momentos de lazer e enriquecimento cultural aos pacientes e acompanhantes da ala adulta (G2) e desenvolvimento motor as crianças de até dois da pediatria, durante os meses de julho, agosto e setembro.

Uma das propostas apresentadas por estagiárias de Terapia Ocupacional era reduzir o tempo ocioso que pacientes e acompanhantes tinham durante a permanência no hospital. E por meio de doações de livros e um armário de fácil transporte, surgiu o projeto Biblioteca Itinerante. Com ele as estagiárias de Terapia Ocupacional ou as técnicas de enfermagem podiam atender aos pedidos de pacientes que gostariam de ler para ocupar o tempo.

O projeto foi elaborado pelas alunas do Curso de Terapia Ocupacional, Diocelene Aparecida Borges Vendramini, Francielli Lavandoski Simão, Nilmara das Neves Martins e Salete Deitos do Nascimento, estudantes da Uningá, e supervisionado pela Terapeuta Ocupacional do HUOP, Viviane Cristina Gramagol.

“Nesse período de estágio foi possível perceber, avaliar e atender as demandas ocupacionais de alguns pacientes, e que grande parte dos atendidos demonstravam-se ansiosos e ociosos, e solicitavam leituras” disse Viviane Gramagol.

Francielli Lavandoski Simão, foi uma das estagiárias que desenvolveu o projeto e ela destacou que um caso em especial marcou o trabalho com os pacientes. “Uma paciente de 43 anos que estava internada por intoxicação medicamentosa pediu emprestado um livro religioso durante o período de internação e depois inclusive pediu para levar embora”, disse Francielli ao lembrar que possivelmente este livro poderá trazer ainda mais benefícios a vida da paciente.

A Terapia ocupacional é voltada ao tratamento prático do paciente, baseado em ciência, que através de uma análise da atividade, busca estratégias para que ele viva com maior funcionalidade e autonomia possível. “Possibilitar esse tratamento com atividades simples e cotidianas com um olhar voltado às ocupações humanas é muito importante. A leitura é uma atividade enriquecedora em qualquer ambiente, situação ou momento. E promover essa atividade dentro do hospital auxilia no tratamento da saúde mental e emocional, fortalecendo o paciente a seguir no tratamento da doença que o trouxe ao hospital. É muito prazeroso perceber o quanto uma atividade simples pode se transformar numa atividade terapêutica ocupacional e impactar vidas”, finalizou Francielli.

O outro projeto desenvolvido pela equipe foi de pintura na pediatria. E por isso um espaço que estava sem utilização na área externa da ala, foi usado para pintar um labirinto e um campo de futebol. Dessa forma, as crianças que as vezes passam muito tempo internadas não tem o desenvolvimento prejudicado.

Neste projeto as futuras terapeutas ocupacionais desenvolveram um trabalho cujo objetivo é acompanhar e auxiliar desenvolvimento de crianças de até dois anos para saber se elas alcançaram os marcos de desenvolvimento para a idade delas e o que precisa ser estimulado.

E como no hospital as crianças ficam com menores possibilidades de desenvolvimento por passarem muitas horas na cama este projeto foi elaborado para trabalhar a psicomotricidade ampla dos pequenos pacientes.

“Esse projeto pode ser aproveitado nas intervenções e atuações de profissionais de outras especialidades, como a psicologia, assistência social, fisioterapeutas, entre outras”, explicou a Terapeuta Ocupacional do HUOP, Viviane Cristina Gramagol.

Fonte: Unioeste

Veja também

Previsão do Tempo

Mais previsões: Meteorologia 25 dias

Cotação em Tempo Real

Cotações em tempo real