Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Hospital implanta treinamento de libras para melhorar acolhimento de pessoas surdas

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

Qualificação tem como objetivo a inclusão social efetiva de pacientes e acompanhantes

Estima-se que 5% da população brasileira tem alguma deficiência na audição. São cerca de 10 milhões de pessoas, dos quais pouco mais de 2 milhões possuem surdez profunda. O dado é o mais recente divulgado pelo IBGE.

Nos últimos anos, ações com foco na conscientização e inclusão de pessoas surdas, por meio da comunicação pela Língua Brasileira de Sinais, têm ganhado espaço.

A técnica de Segurança do Trabalho, Viviane Depine Gabriel, testemunha todos os dias as dificuldades que a irmã, que possui problemas auditivos, têm em ser compreendida e por isso, além de aprender libras, resolveu também ensinar. A profissional atua no Policlínica Hospital de Cascavel e iniciou um treinamento para os profissionais. “Eu aprendi na prática, por conta da minha irmã e sei da importância, então trouxe esse conhecimento para dentro do hospital, auxiliando os profissionais no aprendizado eficiente e acessível da língua de sinais”, conta.

Inclusão efetiva
Viviane ressalta ainda que a ideia do treinamento é deixar o atendimento no Hospital ainda mais humanizado. “A ideia surgiu como construção social, enxergando a necessidade de profissionais qualificados, para que possam por meio da Libras realizar a inclusão social efetiva das pessoas surdas, sejam pacientes, acompanhantes ou familiares. Com esse treinamento, as equipes terão a capacidade de se comunicar com os pacientes e colaboradores auditivos de forma mais humanizada. Infelizmente essa qualificação não é comum em serviços de saúde, mas o Policlínica já tem um olhar humano e vem aprimorando isso”, garante.

Ganhos para o paciente
Os ganhos para o paciente e familiares são inúmeros, a começar pela melhora na comunicação e no acolhimento. “Essa comunicação por Libras traz acessibilidade, assegura às pessoas com deficiência o acesso, em igualdade, dos serviços e traz a segurança da compreensão de informações importantes do âmbito hospitalar”, ressalta.

Treinamento permanente
O treinamento dos profissionais começou no fim do mês de fevereiro e será permanente, com encontros periódicos. “No primeiro treinamento o foco foi no alfabeto e números e nos próximos vamos avançando. Nós garantimos que todos os profissionais que tenham interesse possam participar, por isso organizamos várias turmas com horários diferentes para que, independentemente do turno que atuam, os funcionários interessados possam aprender. E a adesão tem sido surpreendente”, completa.

Foto: Divulgação

Fonte: Assessoria

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2787 – 08/07/2025

Cotações em tempo real