A Hoesp realizou na noite dessa segunda-feira a captação de vários órgãos para doação e transplante.  Coração, fígado, rins e córneas serão captados de dois pacientes, um de 34 anos, que teve morte cerebral confirmada e outro com 66 anos que teve AVC encefálico e doou fígado, rins e córneas.  Apos a coleta que terminou por volta das 22h, os órgãos foram transportados pelo SAMU com apoio da Guarda municipal até o aeroporto de Toledo, onde a aeronave de Curitiba fez a logística.

10 pacientes foram beneficiados

O coordenador da Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (Cihdott) do Bom Jesus, Itamar Weiwanko, disse que mais uma vez o hospital é destaque no cenário do Paraná em relação as tratativas das doações de órgãos. O Bom Jesus é responsável por tirar 10 pacientes da fila de espera da Central Estadual de Transplante.

Foto: Gazeta de Toledo

São 10 órgãos encaminhados ao sistema estadual que hoje tem na fila de espera cerca de 3.833 pessoas. Essa fila não para de aumentar gradativamente. Precisamos orientar a população da importância que é a doação de órgãos. Falar sim no momento oportuno para vida”, afirma.

[bsa_pro_ad_space id=17] [bsa_pro_ad_space id=15]

Veja materia completa AQUI