Foto: Reprodução

O Campus de Toledo da Unioeste lamenta o falecimento do deputado federal José Carlos Schiavinato (Progressistas-PR), ocorrido na noite de ontem (13). O deputado foi um parceiro da Unioeste desde o princípio, quando ainda se chamava Facitol.
O ex-diretor geral do Campus de Toledo, Moacir Piffer, lembra que a construção das primeiras salas de aula da Unioeste foi planejada sob sua batuta, quando era engenheiro pela Prefeitura de Toledo. “Gratidão por tudo! Que Deus o receba e conforte seus familiares” lamentou Piffer.


O atual diretor geral do Campus, Remi Schorn, também lembra a contribuição de Schiavinato para a construção do Campus e a parceria ao longo dos anos. “Construiu os primeiros prédios em tempo recorde e sempre contribuiu de forma significativa para o aprimoramento da estrutura e condições de Trabalho no nosso Campus. A Unioeste Toledo perde um grande parceiro da Educação Pública do Paraná”, disse Schorn.


O ex-diretor geral do Campus, Plínio Ribeiro Fajardo Campos, relata que Schiavinato teve participação no término das obras do bloco de salas aula. À época o deputado era prefeito de Toledo, e faltou uma parte dos recursos para o encerramento da obra. “Prontamente ele foi à Curitiba para conversar com o governador e conseguir a liberação da verba”, lembra Campos. “Tinha uma visão de futuro muito grande e deixa uma enorme marca em Toledo”, argumenta Campos.

Luiz Alberto Cypriano, outro ex-diretor geral do Campus, lembra da atuação de Schiavinato para o crescimento e melhorias na Unioeste de Toledo, seja como engenheiro civil da Prefeitura, como secretário de planejamento, prefeito ou deputado. “Um exemplo foi a revitalização da rua Guaíra, onde foram colocados os calçamentos, o cercamento do Campus, as galerias que foram construídas, também, tudo com a ajuda da prefeitura de Toledo, nessa época em que o Schiavinato era prefeito. Então, ele sempre olhou com muito carinho para nossa instituição”, recorda Cypriano. “Posso dizer com bastante propriedade, que nós perdemos um grande amigo da Unioeste, da Unioeste Campus de Toledo, uma pessoa que durante toda a sua vida acompanhou de perto a nossa instituição, então, é uma pessoa que vai ser lembrada sempre, dentro da Unioeste, como uma pessoa que via com muito carinho, queria o crescimento da instituição e buscava sempre estar muito próximo da Unioeste”, argumenta Cypriano sobre Schiavinato.


José Dilson Silva de Oliveira, diretor geral do Campus entre 2008 e 2015, recorda que o deputado Schiavinato auxiliou no encaminhamento de projetos de obras realizadas na Unioeste de Toledo e para a obtenção de recursos. “Para nós, é um sentimento de tristeza. Ele fará falta tanto para a cidade de Toledo, quanto para o Estado do Paraná. Fará muita falta de uma maneira geral. Principalmente para a Unioeste aqui, que é o nosso setor”, lamenta Oliveira.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Unioeste Campus de Toledo