Animal foi levado para uma clínica veterinária, mas não resisitiu e morreu após passar por cirurgia
Por Fernando Braga
No último dia de 2023, um episódio lamentável foi registrado em Toledo, quando um morador do Bairro São Francisco esfaqueou um cão que, segundo ele, era bravo e tinha entrado em sua residência.
Na manhã de domingo (31), por volta de 11h40, a Guarda Municipal de Toledo foi acionada, recebendo a informação de que um cachorro estava, pela segunda vez, atacando pessoas que passavam pela rua e havia entrado em uma residência. Logo após, a GM recebeu uma ligação do Corpo de Bombeiros repassando a mesma situação, informando que a corporação também tinha recebido uma ligação relatando a mesma ocorrência.
A Central de Operações da Guarda Municipal enviou uma equipe ao local. Quando os agentes chegaram, encontraram o cão ferido, agonizando. No momento, o morador estava cavando um buraco para enterrar o animal.
Em seu relato, o homem justificou que desferiu um golpe com faca no pescoço do cão devido aos ataques contra as pessoas em sua residência. A casa está em obras e não possui muros e portões. Por isso, o cão conseguiu entrar. Porém, o que o morador fez se enquadra em crime de maus-tratos a animais, passível de prisão, com pena de 2 a 5 anos de reclusão. Se o animal morrer decorrente dos maus-tratos, a pena é aumentada em 1/3.

Quando os guardas municipais se depararam com o animal agonizando, prontamente fizeram os primeiros socorros. Estancaram o sangue que saía de um ferimento no pescoço do cachorro, local onde recebeu a facada, e o levaram a uma clínica veterinária.
Na clínica, o cão foi submetido a uma cirurgia, mas após o procedimento, não resistiu e morreu.
Diante do crime, a equipe da GM deu voz de prisão ao autor e o conduziu para 20ª SDP juntamente com a faca utilizada.






