Foto: Guarda Municipal de Toledo

Por Fernando Braga

Nova ação da Guarda Municipal para enfrentar problemas causados por pessoas em situação de rua levou um homem para trás das grades

Moradores de rua continuam provocando danos à sociedade e colocando em risco a segurança dos moradores de Toledo. Apesar de algumas ações serem feitas por parte do Poder Público, os problemas causados pelas pessoas em situação de rua (PSR) se agravam na cidade que abriga mais de 120 cidadãos assim identificados, de acordo com cadastro feito pela Prefeitura de Toledo.

A Guarda Municipal vem constantemente realizando ações para inibir eventuais prejuízos que pessoas em situação de rua possam causar e, nesse fim de semana, a corporação foi novamente acionada. Desta vez, a ocorrência que levou a equipe da GM às imediações de um supermercado na Vila Industrial foi provocada por uma ação que assustava os clientes que por lá passavam.

Por volta de 09 horas da manhã de domingo, uma equipe da GM se deslocou para o Supermercado Primato, pois havia denúncias de que moradores de rua estavam coagindo clientes, exigindo dinheiro. Quatro PSR foram abordados e identificados. Contra um deles, identificado como R. S. C. P., de 42 anos, foi constatado, em consulta ao Sistema do Conselho Nacional de Justiça, que havia em aberto um mandado de prisão expedido pela Justiça da Bahia por furto, em 24/11/2023.

Dando cumprimento ao mandado de prisão, os guardas municipais algemaram o homem e o conduziram para a 20ª SDP. As demais pessoas em situação de rua foram orientadas a sair do local e se dirigiram ao CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) para obterem o atendimento necessário.

O preso foi recolhido junto a Cadeia Pública de Toledo, onde se encontra à disposição da Justiça.