Eles chegam contagiando a alegria nos corredores da Hoesp/Hospital Bom Jesus. Os acadêmicos de Medicina da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram até o hospital vestidos de palhaços, fazendo brincadeiras com as crianças e arrancando sorrisos dos pacientes, acompanhantes e colaboradores. A iniciativa faz parte do Projeto Encantol da universidade. “Esse projeto de extensão começou pela iniciativa dos acadêmicos em proporcionar uma rotina diferente no hospital, principalmente para as crianças. Sabemos que o hospital é um ambiente diferente, estressante, tem a quebra da rotina, e qualquer coisa que possamos fazer pelos pacientes, para as crianças de forma lúdica, pode ajudar inclusive na recuperação”, diz a cirurgiã pediátrica e coordenadora do Projeto de Extensão da UFPR, Carolina Talini.
O Projeto Encantol teve início na Hoesp no mês de abril, e atualmente cerca de 45 acadêmicos fazem parte. As visitas dos palhaços serão definidas toda semana. “É muito importante que eles participem para que possam ter contato com a rotina hospitalar, com pacientes internados, além disso, também tenham um olhar humanizado para o atendimento”, avalia Carolina.
E a humanização do atendimento é uma das missões da Hoesp. “Esse projeto vai de encontro com nosso objetivo, que é proporcionar sempre um atendimento de qualidade e humanizado. O projeto vem para somar o carinho que os profissionais do hospital têm com os pacientes, e consequentemente, traz um momento descontraído nesse momento da internação”, ressalta a superintendente da Hoesp, Zulnei Bordin.






Fonte e Fotos: assessoria Hoesp