Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Hélio Wirbiski e Rodrigo Schanoski unem forças por esporte, municipalismo e desenvolvimento regional

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

Neste sábado, 28, recebo em entrevista duas lideranças que simbolizam diferentes frentes de atuação em favor do esporte e do municipalismo: o secretário estadual de Esportes do Paraná, Hélio Wirbiski, e o presidente da AMOP e prefeito de Maripá, Rodrigo Schanoski.

À frente da Secretaria desde 2023, Hélio Wirbiski tem unido competência técnica, articulação política e foco em resultados. Sob sua gestão, o esporte voltou a ser tratado como política pública estratégica — promovendo inclusão social, saúde e desenvolvimento humano.

Programa “O Esporte Que Queremos”

Destaque da atual gestão, o programa foi desenvolvido em parceria com a UFPR e tem como meta estruturar a gestão esportiva nos municípios, capacitar profissionais e democratizar o acesso ao esporte.

O modelo visa consolidar um sistema moderno, eficiente e inclusivo, que atenda desde a base até o alto rendimento, com impacto duradouro nas políticas públicas do estado.

Rodrigo Schanoski projeta o Oeste com liderança regional e foco no municipalismo

Prefeito de Maripá e atual presidente da AMOP, Rodrigo Schanoski representa uma nova geração de líderes municipais, com atuação marcada pela defesa do municipalismo e pela valorização da região Oeste do Paraná.

Desde que assumiu a entidade — que reúne 58 municípios —, Schanoski tem ampliado a presença institucional da AMOP e promovido ações integradas de desenvolvimento.

Região estratégica e produtiva

A AMOP cobre 10% do território paranaense e responde por:

  • 30% da produção agroindustrial do estado
  • 66% da suinocultura e 71% da produção de frango
  • 85% da produção de peixes
  • 20% da produção estadual de soja
  • O maior Valor Bruto da Produção (VBP) agrícola do Paraná

Esses dados confirmam o papel central da região na economia, na segurança alimentar e no equilíbrio fiscal do estado.

Mais que produção: cultura, esporte e integração

Sob sua liderança, a AMOP também fortaleceu ações de integração regional e valorização cultural, como:

  • FERMOP, festival que completa 20 anos em 2025;
  • Circuito Regional de Corridas de Rua, incentivo à saúde e atividade física;
  • Campeonatos intermunicipais de futsal e futebol, reforçando o esporte como ferramenta social;
  • Acampamento Farroupilha, celebração das tradições sulistas;
  • Miss e Mister Terceira Idade, valorizando o envelhecimento ativo.

Liderança articuladora

Com perfil conciliador, Schanoski tem se destacado pela habilidade em mobilizar prefeitos, articular pautas conjuntas e representar os interesses da região junto aos governos estadual e federal — reforçando a importância de uma gestão municipal forte, eficaz e descentralizada.

Veio da Havan e o Porco no Rolete

Quem também preparou uma calorosa recepção ao “Veio da Havan” foi a diretoria do Clube Caça e Pesca de Toledo, representada pelo presidente Luiz Brixner e pelo vice, Jair Pagnussat. O encontro teve como objetivo formalizar o convite para que Luciano Hang participe da tradicional Festa do Porco no Rolete, um dos eventos mais emblemáticos da cidade.

Durante o almoço servido no restaurante Mosquito, o clima era de entusiasmo. Empresários, lideranças e admiradores disputavam espaço para tirar fotos com Luciano, que é, sem dúvida, um dos maiores ícones do empreendedorismo brasileiro — figura polêmica, mas admirada por seu sucesso nos negócios.

Recepção com Segurança

A visita foi acompanhada de uma estrutura de segurança reforçada. Luciano Hang contou com escolta sob a coordenação do vice-prefeito Lucio de Marchi, além da presença firme e organizada da nossa valorosa Guarda Municipal, comandada pelo secretário de Segurança, Rogério de Lima. Tudo transcorreu com tranquilidade e cordialidade.

Uma pinha do Mato Grosso

Recebi um presente inusitado e especial do meu amigo Solitário Mudanças: uma bela “pinha” — fruto da Araucaria angustifolia, também conhecida como pinhão. A iguaria veio direto do Mato Grosso, enviada por seguidores dele nas redes sociais. Além do sabor marcante, o pinhão é rico em nutrientes e considerado um aliado da saúde cardiovascular. Delícia com história e valor nutricional.

Acabou a festinha das diárias (ou será que só trocaram o DJ?)

Sexta-feira chegou e, com ela, encerrou-se oficialmente a baladinha das “diárias” em nossa querida capital. Que pena, né? Mal começou a dança e já desligaram o som — ou será que foi só pra disfarçar o after escondido nos bastidores?

Agora, vamos aos votos de esperança (porque acreditar ainda não paga imposto): que ao menos um vereador de Toledo, só um, apareça com aquilo que deveria ser padrão na política — um par de “bago roxo” — e tenha a dignidade de acionar o Conselho de Ética. O motivo? A farra nada discreta de liberações de inscrição sempre, coincidentemente, para a mesmíssima empresa. Que sorte a dela, hein?

Mas se a bancada preferir continuar deitada em berço esplêndido, enrolada na manta da omissão, fica o aviso: este jornalista aqui não vai fingir que está tudo bem. Se for preciso, vamos todos juntinhos — vereadores, omissos e protagonistas da festinha — passear pelos corredores do Judiciário. Porque se tem uma coisa que esse baile não vai ter é final feliz impune.

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2786 – 24/06/2025

Cotações em tempo real