Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Hélio Wirbiski e Rodrigo Schanoski unem forças por esporte, municipalismo e desenvolvimento regional

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

Neste sábado, 28, recebo em entrevista duas lideranças que simbolizam diferentes frentes de atuação em favor do esporte e do municipalismo: o secretário estadual de Esportes do Paraná, Hélio Wirbiski, e o presidente da AMOP e prefeito de Maripá, Rodrigo Schanoski.

À frente da Secretaria desde 2023, Hélio Wirbiski tem unido competência técnica, articulação política e foco em resultados. Sob sua gestão, o esporte voltou a ser tratado como política pública estratégica — promovendo inclusão social, saúde e desenvolvimento humano.

Programa “O Esporte Que Queremos”

Destaque da atual gestão, o programa foi desenvolvido em parceria com a UFPR e tem como meta estruturar a gestão esportiva nos municípios, capacitar profissionais e democratizar o acesso ao esporte.

O modelo visa consolidar um sistema moderno, eficiente e inclusivo, que atenda desde a base até o alto rendimento, com impacto duradouro nas políticas públicas do estado.

Rodrigo Schanoski projeta o Oeste com liderança regional e foco no municipalismo

Prefeito de Maripá e atual presidente da AMOP, Rodrigo Schanoski representa uma nova geração de líderes municipais, com atuação marcada pela defesa do municipalismo e pela valorização da região Oeste do Paraná.

Desde que assumiu a entidade — que reúne 58 municípios —, Schanoski tem ampliado a presença institucional da AMOP e promovido ações integradas de desenvolvimento.

Região estratégica e produtiva

A AMOP cobre 10% do território paranaense e responde por:

  • 30% da produção agroindustrial do estado
  • 66% da suinocultura e 71% da produção de frango
  • 85% da produção de peixes
  • 20% da produção estadual de soja
  • O maior Valor Bruto da Produção (VBP) agrícola do Paraná

Esses dados confirmam o papel central da região na economia, na segurança alimentar e no equilíbrio fiscal do estado.

Mais que produção: cultura, esporte e integração

Sob sua liderança, a AMOP também fortaleceu ações de integração regional e valorização cultural, como:

  • FERMOP, festival que completa 20 anos em 2025;
  • Circuito Regional de Corridas de Rua, incentivo à saúde e atividade física;
  • Campeonatos intermunicipais de futsal e futebol, reforçando o esporte como ferramenta social;
  • Acampamento Farroupilha, celebração das tradições sulistas;
  • Miss e Mister Terceira Idade, valorizando o envelhecimento ativo.

Liderança articuladora

Com perfil conciliador, Schanoski tem se destacado pela habilidade em mobilizar prefeitos, articular pautas conjuntas e representar os interesses da região junto aos governos estadual e federal — reforçando a importância de uma gestão municipal forte, eficaz e descentralizada.

Veio da Havan e o Porco no Rolete

Quem também preparou uma calorosa recepção ao “Veio da Havan” foi a diretoria do Clube Caça e Pesca de Toledo, representada pelo presidente Luiz Brixner e pelo vice, Jair Pagnussat. O encontro teve como objetivo formalizar o convite para que Luciano Hang participe da tradicional Festa do Porco no Rolete, um dos eventos mais emblemáticos da cidade.

Durante o almoço servido no restaurante Mosquito, o clima era de entusiasmo. Empresários, lideranças e admiradores disputavam espaço para tirar fotos com Luciano, que é, sem dúvida, um dos maiores ícones do empreendedorismo brasileiro — figura polêmica, mas admirada por seu sucesso nos negócios.

Recepção com Segurança

A visita foi acompanhada de uma estrutura de segurança reforçada. Luciano Hang contou com escolta sob a coordenação do vice-prefeito Lucio de Marchi, além da presença firme e organizada da nossa valorosa Guarda Municipal, comandada pelo secretário de Segurança, Rogério de Lima. Tudo transcorreu com tranquilidade e cordialidade.

Uma pinha do Mato Grosso

Recebi um presente inusitado e especial do meu amigo Solitário Mudanças: uma bela “pinha” — fruto da Araucaria angustifolia, também conhecida como pinhão. A iguaria veio direto do Mato Grosso, enviada por seguidores dele nas redes sociais. Além do sabor marcante, o pinhão é rico em nutrientes e considerado um aliado da saúde cardiovascular. Delícia com história e valor nutricional.

Acabou a festinha das diárias (ou será que só trocaram o DJ?)

Sexta-feira chegou e, com ela, encerrou-se oficialmente a baladinha das “diárias” em nossa querida capital. Que pena, né? Mal começou a dança e já desligaram o som — ou será que foi só pra disfarçar o after escondido nos bastidores?

Agora, vamos aos votos de esperança (porque acreditar ainda não paga imposto): que ao menos um vereador de Toledo, só um, apareça com aquilo que deveria ser padrão na política — um par de “bago roxo” — e tenha a dignidade de acionar o Conselho de Ética. O motivo? A farra nada discreta de liberações de inscrição sempre, coincidentemente, para a mesmíssima empresa. Que sorte a dela, hein?

Mas se a bancada preferir continuar deitada em berço esplêndido, enrolada na manta da omissão, fica o aviso: este jornalista aqui não vai fingir que está tudo bem. Se for preciso, vamos todos juntinhos — vereadores, omissos e protagonistas da festinha — passear pelos corredores do Judiciário. Porque se tem uma coisa que esse baile não vai ter é final feliz impune.

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2809 – 18/02/2026

Cotações em tempo real