Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Guto Silva destaca reforço na segurança do Carnaval com o Programa Olho Vivo

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Foto: assessoria

O secretário das Cidades, Guto Silva, responsável pelo repasse de recursos para a aquisição dos equipamentos do Programa Olho Vivo, destacou o uso de Inteligência Artificial (IA) como ferramenta para ampliar a segurança durante o Carnaval no Paraná.

As câmeras do Programa Olho Vivo Paraná, que utilizam tecnologia de monitoramento com Inteligência Artificial, serão um importante aliado da Segurança Pública para garantir mais tranquilidade aos paranaenses também no período festivo. O programa, que teve início em Almirante Tamandaré, em agosto do ano passado, já está em funcionamento em diversos municípios da Região Metropolitana de Curitiba, no Litoral Paranaense, em Ponta Grossa, Guarapuava, Londrina, Maringá, Umuarama e também na região Oeste, em Cascavel e Guaíra. Atualmente, 21 municípios são atendidos, e a iniciativa segue em expansão acelerada.

O plano prevê a ampliação para 26,5 mil câmeras nos próximos anos, sendo 20 mil adquiridas pelos municípios com recursos estaduais e outras 5 mil já em operação pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SESP). Com isso, o Paraná poderá se tornar o estado com o maior e mais avançado sistema de videomonitoramento por Inteligência Artificial do país.

Guto Silva ressaltou que essa estrutura também contribuirá para reforçar a segurança durante o Carnaval. “A segurança do Paraná, que já não dorme, agora nem vai piscar. O Olho Vivo opera de forma integrada com a Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal e Guardas Municipais, aumentando a efetividade das ações. Essa atuação conjunta, com diligências ininterruptas, análise de imagens, rastreamento de veículos e cruzamento de informações, é um grande aliado das forças policiais”, afirmou.

A Secretaria Estadual das Cidades já liberou R$ 400 milhões a fundo perdido para que os municípios possam aderir ao programa e adquirir os equipamentos.

Fonte: assessoria SECIDPR

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2804 – 24/01/2026

Cotações em tempo real