Com o objetivo de garantir qualificação para os integrantes da Guarda Municipal de Toledo, foi criado a Divisão de Ensino para a Guarda, que possui o intuito de qualificar de forma contínua estes servidores público, uma vez que necessitam de capacitação específica prevista na legislação.

Nesta semana os integrantes da Guarda Municipal estão participando de um Curso de Defesa Pessoal e os Três E’s do Trânsito que são a Educação, Engenharia e Esforço Legal, que são os seus pilares principais. Além disso, os servidores estão recebendo atividades voltada ao condicionamento físico, defesa pessoal e técnicas de imobilização. 

Segundo o supervisor da Guarda Municipal Nerisson, essas ações beneficiam diretamente a população de Toledo. “Primeiramente temos que destacar o previsto na Lei Federal 13.022/2014, que criou o Estatuto Geral das Guardas Municipais, onde traz elencado dentro de seus princípios o uso progressivo da força, do qual requer que o guarda esteja devidamente preparado, tendo um bom condicionamento físico, domínio das técnicas de defesa pessoal e imobilização. Além destas temos ainda como competência da Guarda Municipal a atuação no trânsito”, explica.

Nerisson salienta que com realização de treinamentos contínuos a Guarda Municipal está mais preparada para atender a população nas mais variadas situações. “Como exemplos podemos citar a qualificação do nosso efetivo no curso básico de Brigadista, uma vez que zelamos pela segurança dos próprios municipais e atuamos nos mais variados eventos promovidos pelo município, tendo assim o Guarda Municipal preparado para agir em qualquer situação de risco”, fortalece.

O curso está sendo repassado pelos instrutores, integrantes da corporação e com parceria com a Secretaria de Esportes e Lazer (SMEL), o instrutor de Defesa Pessoal, Carlos Roberto Pereira (Mestre Carlinhos).

Fonte: Secom/ Pref. de Toledo