Foto: Fabio Ulsenheimer

Solenidade no Centro de Eventos Ismael Sperafico celebrou o aniversário da corporação

A Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (SSMU) reuniu as forças de segurança presentes no município nesta sexta-feira (24) pela manhã para comemorar os 30 anos da Guarda Municipal de Toledo. A celebração foi no Centro de Eventos Ismael Sperafico e contou com homenagens ao GM destaque do mês, aos servidores que atuam desde a primeira turma da Guarda, além do reconhecimento a toda a corporação pelos serviços prestados à comunidade toledana. 

O coordenador de Educação para o Trânsito, Evandro Luiz Dal Rovere, recebeu a homenagem de Guarda Municipal do mês. Na sequência foram nominados todos os integrantes da primeira turma que compôs a GM em 1994, alguns ainda em atividade. Todos foram saudados com uma salva de palmas pelo público presente.

Foto: Fabio Ulsenheimer

O vereador Valdir Rossetto, acompanhado dos seus pares, Ademir Adamczuk, Dudu Barbosa, Jozimar Polasso, Katchi Nascimento e Roberto de Souza, entregaram uma Moção de Aplausos da Câmara Municipal para a Guarda Municipal “pelo esforço e dedicação de todos que se empenham para defender o município de Toledo”. 

[bsa_pro_ad_space id=17] [bsa_pro_ad_space id=15]

O prefeito Beto Lunitti fez um reconhecimento público aos fundadores da Guarda Municipal, na gestão do então prefeito Albino Corazza Neto, representado pelo vice-prefeito da época e atual Superintendente da Emdur, Ascânio Butzge. “A Guarda Municipal é a menina dos olhos da nossa gestão. Parabéns pelos 30 anos e que venham outros tempos. Nós queremos uma Guarda Municipal forte, fortalecida, cumpridora do seu papel, produzindo segurança, mas tendo nos seus agentes satisfação. Que possamos, juntos, melhorar essa aliança”, declarou Lunitti.

Foto: Fabio Ulsenheimer

Na ocasião, os participantes lembraram as condições adversas e a polêmica quando da implantação da Guarda Municipal, a onda de assaltos e invasões em órgãos públicos, principalmente em escolas municipais. Ao mesmo tempo, a resistência de parte da população, que cobrava investimentos em outras áreas. Os relatos foram de sucesso, pois em pouco tempo após a implantação da primeira turma, várias situações foram resolvidas. 

O Secretário de Segurança e Mobilidade Urbana, Christian Goldoni, agradeceu a presença “dos irmão de farda caqui (Polícia Militar), de farda preta (Polícia Civil) e aos irmãos de farda azul (Guarda Municipal), esse muro que protege Toledo”

A cerimônia de comemoração dos 30 anos contou também com a presença do deputado federal Elton Welter; do delegado chefe da 20ª Subdivisão Policial, Alexandre Macorin; do comandante do 19º Batalhão da PM, tenente coronel Valmir de Souza e de ex integrantes da GM.

Foto: Fabio Ulsenheimer

História – A Guarda Municipal de Toledo foi criada pela Lei 1762, de 13 de maio de 1994, aprovada pela câmara de vereadores na gestão do então prefeito Albino Corazza Neto, quando essa ainda era uma novidade em cidades de médio porte. A Guarda Municipal de Toledo teve como primeiro comandante o então tenente do Corpo de Bombeiros, Hermes Binder Filho, que assumiu a responsabilidade de estruturar a ação da Guarda Municipal.

Nestas três décadas, foram muitos os desafios e as dificuldades, mas também foram notáveis os avanços obtidos na estruturação administrativa e operacional desta instituição que hoje goza de excelente conceito perante a população e se coloca entre as mais bem organizadas e estruturadas do país.

Antigamente, o papel da Guarda era formalmente entendido como sendo de proteção ao patrimônio público. Isso mudou e muito. Ainda cumprindo a função que lhe deu origem, a GM se tornou uma moderna e eficiente força de segurança, atuando de forma coordenada com as polícias Federal, Civil, Militar, e também Rodoviária, inclusive com integração na sensível área de informação, com o uso intensivo de tecnologia.

Estrutura e atuação – A Guarda Municipal toledana conta com um efetivo de 123 agentes que atuam nos departamentos de Trânsito e de Segurança. Outro ponto de destaque é a coordenação municipal das ações da defesa civil, atuando tanto na prevenção como nas ações de socorro, quando necessário.

Em junho de 2023, depois de anos de intenso trabalho e capacitação do contingente, incluindo um programa de treinamento específico, a Guarda Municipal adquiriu o direito de portar arma de fogo, avançando na perspectiva da segurança dos profissionais e do resultado mais efetivo em suas ações, em um processo evolutivo no que é a função das guardas municipais, que caminham para serem formalmente elevadas à categoria de Força Policial.

Fonte: Decom/Pref. de Toledo