Guarda Municipal vem intensificando as ações em 2025. Foto: Fernando Braga/Gazeta de Toledo

Por Fernando Braga

A Guarda Municipal vem intensificando suas ações no município de Toledo e obtendo importantes resultados para a segurança dos comerciantes e da população em geral. Entre as ações, está uma série de abordagens a PSRs (pessoas em situação de rua), como a que aconteceu nesta quinta-feira (9), por volta de meio-dia, na Vila Industrial.

Aproveitando a sombra que fazia em horário de sol intenso, moradores de rua estavam aglomerados sob as marquises do ginásio. Foto: Fernando Braga/Gazeta de Toledo

Local de parada de muitos moradores de rua, o entorno do Ginásio de Esportes Alcides Pan, incluindo a Praça Getúlio Vargas, continha uma aglomeração dessas pessoas, que por vezes fazem do local um ponto para consumo de álcool e entorpecentes. Três equipes da GM abordaram as PSRs, fizeram revistas e verificaram se alguma possuía pendências com a Justiça.

Os agentes realizaram buscas perssoais para checar se havia algum ilícito entre os abordados. Foto: Fernando Braga/Gazeta de Toledo

No total, onze homens e uma mulher em situação de rua estavam lá, entre garrafas de bebidas alcóolicas e os cães que os acompanham. Dessas pessoas, algumas possuem passagens pela polícia e pelo sistema prisional por crimes como tráfico de drogas, furto e assalto. Um dos abordados estava usando uma tornozeleira eletrônica.

Alguns dos abordados possuem passagens pelo sistema prisional, como este que usa tornozeleira eletrônica. Foto: Fernando Braga/Gazeta de Toledo

Os abordados foram identificados e tiveram seus documentos checados. Enquanto se apresentavam, cada um dizia de onde veio, sendo possível constatar que muitos não são de Toledo e têm origens diversas, como as cidades de Maripá, Marechal Cândido Rondon e São José das Palmeiras. O de origem mais longínqua veio do estado de São Paulo, onde estava preso.

Ao todo, seis cães acompanhavam essas PSRs, algo bem comum entre elas. No entanto, nem sempre as pessoas nesta situação são tutoras dos cães e por isso não se responsabilizam pelas ações dos animais, que sempre estão sem coleira ou focinheira. Ao menos dois dos cães que hoje os acompanhavam são considerados bravos e possuem histórico de terem avançado em outras pessoas.

Cães acompanham as PSRs, o que gera outro problema para a sociedade, pois alguns são bravos e podem avançar nas pessoas. Foto: Fernando Braga/Gazeta de Toledo

Além da revista pessoal, os guardas municipais inspecionaram seus pertences, que estavam em sacolas, bolsas e mochilas. Como nada de ilícito foi encontrado com os abordados, todos foram dispersados, recebendo a orientação para evitarem aglomerações.

Após serem revistados, as PSRs foram dispersadas do local. Foto: Fernando Braga/Gazeta de Toledo