UTFPR Campus Toledo. Foto: Carlos Rodrigues/Secom

Vidros são materiais conhecidos por sua inércia química. Assim, a partir disso, o Grupo de Polímeros e Nanoestruturas (Gpan) da UTFPR – Campus Toledo, juntamente com os professores de outras IES Federais e Estaduais, vêm alterando esta percepção de material inerte.

Como resultado, a equipe publicou um artigo científico reportando a síntese de ‘Nanopartículas Oxido de Cobre’ sobre vidros – algo inédito para a equipe – na Scientific Reports do grupo Nature.

O artigo intitulado: Borophosphate glass as an active media for CuO nanoparticle growth: an efficient catalyst for selenylation of oxadiazoles and application in redox reactions’ reporta a síntese e aplicação nanopartículas CuO como catalisador em reações orgânicas, hidroxilação e reações redox.

O material vítreo, normalmente usado como suporte, neste caso, foi explorado como um meio de síntese para nanopartículas. Desse modo, a publicação é resultado de estudos utilizando materiais vítreos como catalisadores, um ponto pouco explorado.

Os vidros podem então ser aplicados em uma ampla gama de reações. Ademais, possuem a vantagem de serem sintetizados em grande escala e utilizando uma rota clássica.

Além de reações orgânicas aplicadas na síntese de oxidiazóis, o vidro mostrou-se capaz de reduzir contaminantes industriais. 

“A utilização de vidros na remediação de poluentes orgânicos/inorgânicos é um nova vertente de pesquisa do GPaN, que já consegue aplicar resíduos vítreos como catalisador para obtenção de biodiesel, catálise orgânica e redução de moléculas, presentes na síntese de fármacos”, destaca do professor Ricardo Schneider.

Nos próximos meses são esperados resultados promissores de vidros aplicados a questão ambiental, mostrando que o vidro encontrado em aterros pode ser uma importante fonte para obtenção de nanocatalisadores.

Apesar da síntese dos materiais vítreos ser realizada no GPaN, o trabalho só foi possível pela colaboração com grupos de pesquisa da UFSC, Unioeste, UFMS e UnB.

Fonte: Assessoria